Imprimir

Os Contratos de Associação e o caso particular do Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim, foram tema de análise, uma vez mais, na reunião do executivo camarário da Sertã desta semana, dia 8 de junho, com o vereador do PS, Vítor Cavalheiro a puxar o assunto para defender publicamente esta escola, “independentemente das ideologias partidárias” e para perguntar o que fará a autarquia “caso se mantenha a intransigência do Governo”, e ainda se, caso o IVS encerre, o Agrupamento de Escolas da Sertã tem capacidade para acolher 17 turmas, ou seja 400 alunos.

Sem esperar resposta, o vereador socialista entende que “tem forçosamente que haver uma resposta positiva e que será do conhecimento da câmara, caso contrário, o contrato de associação manter-se-ia na íntegra, como acontece em 40 do total de 79 contratos de associação”. Vítor Cavalheiro deixou ainda a esperança que o “bom senso impere, que o Governo retroceda e que o IVS possa prosseguir o seu trabalho de escola de referência”.
Caso o financiamento não se venha a verificar, o vereador questionou também se “a autarquia estaria disposta a ser a financiadora das turmas, em moldes a acordar com o IVS”. Não respondendo diretamente, José Farinha Nunes, presidente da câmara, reafirmou que tudo fará para que o encerramento não aconteça o que originaria a saida dos cerca de 400 alunos desta vila. “O executivo tem a obrigação de defender os interesses do concelho, e deixar que os alunos se espalhassem por vários locais não era defender esses interesses e era uma machadada muito grande para Cernache”, reforçou o autarca, lembrando ainda que a carta educativa para o concelho prevê dois polos, ou seja Sertã e Cernache e isso estava a ir contra a carta.
Vítor Cavalheiro quis ainda saber se a reunião com o Ministério da Educação já tinha sido solicitada, ficando a saber que sim mas que ainda não existe data para a realização da mesma.
De recordar que a secretária de Estado da Educação reuniu esta quarta-feira, dia 8 de junho com os estabelecimentos de ensino com contrato de associação. Carlos Miranda, diretor pedagógico do IVS, presente nesta reunião, e questionado à posteriori, optou por não prestar declarações, preferindo aguardar por novos desenvolvimentos.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6632
Ontem
10864
Este mês
208443
Total
26638115
Visitantes Online
17