Imprimir

Há 32 casos no lar da Casa da Poesia...Os últimos testes à Covid-19 no lar da Casa da Poesia, valência do Centro Social S. Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim revelaram 19 utentes e 13 colaboradoras infetados. A confirmação foi dada à Rádio Condestável (RC) esta manhã pelo presidente da direção da instituição, Joaquim Filipe Patrício.

Refira-se que os números hoje divulgados já abrangem os 2 colaboradores e os 4 utentes que testaram positivo na passada semana.
Relativamente à Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), há apenas um utente infetado “que está em isolamento há mais de 20 dias e que se mantém em isolamento”, confirmou, garantindo que na altura em que este surgiu “isolámos profilaticamente as duas valências, ou seja, ninguém da UCCI passa para o lar e ninguém do lar passa para a UCCI”.
Quanto aos procedimentos a tomar, “são rigorosamente os mesmos que tomámos até aqui, ou seja, temos estado em contacto permanente com as famílias, desde o primeiro minuto, de uma forma transparente e com verdade”, disse. Os casos positivos “estão isolados numa ala do edifício e mantemos os procedimentos profiláticos todos”, acrescentou.
Os colaboradores estão em isolamento em casa e colocámo-nos à disposição para tudo o que pudermos fazer para os apoiar. Quanto a mais procedimentos “aguardamos o contacto da Delegada de Saúde”, explicou Joaquim Filipe Patrício.
Nos restantes lares do concelho, em concreto na Santa Casa da Misericórdia da Sertã (SCMS), depois de três funcionárias do Lar António Ferreira Alberto terem testado positivo na semana passada, todos os utentes fizeram teste e resultaram negativo. Nas restantes valências da instituição não há qualquer situação a registar, confirmou à Condestável o provedor da SCMS, Tavares Fernandes.

Na freguesia do Castelo, existe uma funcionária e um utente infetados no Lar Padre José Vicente do Sacramento. Estes resultados foram conhecidos já há alguns dias e segundo informou Carlos Lopes, presidente da direção do Centro Social Nossa Senhora da Assunção do Castelo (CSNSAC) a funcionária fará novo teste hoje e “em princípio já testará negativo”. Os restantes colaboradores e funcionários testaram, na ocasião, todos negativo, garantiu.
Relativamente à Casa dos Mestres, na freguesia do Marmeleiro, não há qualquer caso a registar. Por indicação da Segurança Social, 25% das colaboradoras fez teste hoje, mas os resultados ainda não são conhecidos, disse o presidente da instituição, Manuel António.
No que diz respeito à vacinação nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), na área da Sertã, “muito provavelmente deverá ter início na próxima semana”, confirmou à RC a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Eugénia André. A responsável explicou que estão a ser pedidos os dados às ERPI relativamente ao número de funcionários e de utentes que têm, para posteriormente se fazer o pedido de doses à tutela, mas “poderá haver atrasos”, salvaguardou. Eugénia André lembrou ainda que a vacinação não será feita em lares onde existem surtos.
De referir que já se registaram casos dispersos noutros lares da nossa região.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
26882
Ontem
37671
Este mês
549723
Total
36315007
Visitantes Online
36