Imprimir

Chama-se Oficina Domiciliária Social e é um serviço da Câmara Municipal de Mação que visa elevar a qualidade de vida dos munícipes, particularmente os públicos sociais mais vulneráveis como é o caso dos idosos, das pessoas com necessidades especiais sem ou com poucos meios de subsistência.

De acordo com a autarquia, este é “um serviço que surge da constatação de que existem situações de dificuldade de origem funcional que afetam a qualidade de vida, designadamente problemas relacionados com substituições ou reparações, nomeadamente nas áreas de carpintaria/serralharia, eletricidade, água/saneamento”, entre outros.
A Oficina Domiciliária Social dá continuidade, e reforça, as várias políticas sociais já implementadas pelo Município de Mação, como os Incentivos à Natalidade e às famílias, o Balcão da Família, a Loja Solidária de Mação/Banco de Ajudas Técnicas, entre muitos outros, esclarece a câmara.
Este serviço destina-se a apoiar através de pequenas reparações a executar no domicilio dos Munícipes recenseados no concelho de Mação, que se encontrem em situação de carência económica e/ou social, ou seja, terem 65 anos de idade, deficiência, devidamente comprovada, doença prolongada, ou terem rendimento mensal per capita do agregado familiar igual ou inferior ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado para o ano civil a que se reporta o pedido.
Neste âmbito, consideram-se pequenas reparações a substituição de vidros partidos, reparação/substituição de torneiras, autoclismos, estores e persianas, tomadas de eletricidade, casquinhos, lâmpadas e interruptores, deslocação de móveis e objetos pesados dentro do domicílio e fixação de objetos às paredes e teto e outras pequenas reparações (sujeitas a avaliação).
Os serviços da Oficina Social Domiciliária preveem a mão-de-obra gratuita em todos os trabalhos prestados; bem como o serviço prestado por pessoal técnico qualificado do Município de Mação e/ou voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado de Mação.
Os materiais para a concretização das reparações serão da responsabilidade do interessado/a.
Cada agregado familiar poderá recorrer ao Serviço da Oficina Domiciliária até ao limite de 3 vezes por ano, salvo situações concretas a serem avaliadas pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mação.
O pedido para este apoio deverá ser efetuado por requerimento próprio no Serviço de Ação Social.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
26430
Ontem
37671
Este mês
549272
Total
36314555
Visitantes Online
36