Imprimir

Foi assinado ontem em Mação o protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Uma cerimónia integrada no seminário sobre violência doméstica que ali decorreu e que veio comprovar que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) tem sido pioneira nesta área da violência doméstica. Tal foi destacado pela secretária de Estado que relembrou outras vertentes em que esta CIM tem sido pioneira, nomeadamente na adesão ao pacto para a conciliação entre várias esferas de vida ou no trabalho nos domínios da promoção da igualdade entre mulheres e homens.
Este protocolo visa dar formação aos técnicos para poderem estar preparados para agir logo que os casos sejam sinalizados. Outra das áreas de intervenção é a prevenção. Agora o trabalho tem que ser em rede onde todos os parceiros cabem e as pessoas têm que saber que “existem respostas e estruturas de apoio e alternativas e as pessoas têm que procurar ajuda e denunciar”, reforçou a governante, realçando que estas equipas “são altamente qualificadas e trabalham em rede (tribunais, saúde, GNR ou segurança social) para providenciar o que é necessário no apoio às vítimas”.

A partir de agora os parceiros dos 13 municípios passam a falar a mesma linguagem e Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo está ciente de que “isso fará a diferença entre meras palavras escritas em protocolos e as ações que todos temos obrigação de tomar”. O objetivo é ter um território “mais justo, fraterno, equitativo e resiliente”, sublinhou.
O Projeto Maria já está a funcionar no território desta CIM. Através dele, os técnicos trabalham esta temática onde é essencial perceber o outro lado pois “muitas vezes a vítima tem dificuldade em dar o primeiro passo e o primeiro acolhimento é fulcral para se trabalhar a vítima”, explicou.
O projeto trabalha a violência doméstica e também a violência no namoro, uma área que merece especial atenção pois é nas idades mais novas que muitos dos atos começam.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
9413
Ontem
21734
Este mês
692795
Total
34122620
Visitantes Online
33