Imprimir

No Centro Social dos Beneméritos de Póvoa de Rio de Moinhos, concelho de Castelo Branco, 29 pessoas testaram ontem positivo à Covid-19. Trata-se de 22 utentes e sete funcionárias, entre elas uma médica e uma enfermeira.

Dados divulgados ontem em conferência de imprensa conjunta da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), pelo presidente da autarquia albicastrense, José Augusto Alves. O autarca revelou ainda que um dos utentes está internado e os restantes estão na instituição, separados dos restante e estão assintomáticos. Atendendo ao número total de utentes, nove testaram negativo mas vão realizar novo teste hoje. “Vamos acompanhar esta situação mesmo porque os negativos de hoje, podem ser positivos amanhã”, esclareceu. As autoridades de saúde estão a identificar mais contactos. Uma das funcionárias que testou positivo tem filhos numa escola do Agrupamento de Escolas de Alcains e São Vicente da Beira mas “testaram negativo”, garantiu o presidente da câmara, “no entanto entendemos convocar a direção do agrupamento até porque a própria instituição fornecia alimentação ao jardim-de-infância e escola do primeiro ciclo da Póvoa de Rio de Moinhos”, explicou. Deste modo a autarquia suspendeu a distribuição dessa alimentação.
Para o autarca a situação é preocupante. “Estamos todos preocupados com esta situação e a articular todos os meios possíveis para que a situação não tome proporções mais elevadas.
Presente nesta conferência de imprensa esteve igualmente Eugénia André, diretora Clínica da ULSCB, que atribuiu este aumento de casos “ao facto de a ULSCB ter estado muito tempo sem casos positivos. Tal deveu-se ao confinamento ou ao receio que houve no início da pandemia. Com certeza pensou-se que a pandemia teria terminado mas não é verdade e a pandemia não irá terminar tão cedo”, alertou, apelando a que continuem a ser cumpridas as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS) de uso de máscara, distanciamento social e lavagem frequente das mãos.
O funcionamento do lar não estará em causa pois há 22 colaboradores que não estão infetados, no entanto o município está a reunir os meios necessários para que seja possível reforçar provisoriamente o quadro de pessoal, havendo três pessoas a ter formação para reforçar a equipa do lar já esta hoje, sexta-feira.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
9776
Ontem
21734
Este mês
693158
Total
34122983
Visitantes Online
24