Imprimir

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim completou ontem, dia 13 de outubro, 37 anos de vida. São muitos anos a preservar as tradições musicais da nossa região. Raúl Silva é o diretor do grupo desde o início da formação.

Ao olhar para trás acredita que, se voltasse ao início, o caminho teria sido o mesmo e faz um balanço positivo de quase 100 por cento desta caminhada. “Somos um grupo reconhecido a nível nacional e internacional e temos consciência de que temos feito um belíssimo trabalho”, notou Raúl Silva, acrescentando que “queremos continuar a trabalhar mais e melhor”, referindo-se ao Grupo de Concertinas que também tem tido reconhecimento nacional.
Quando se lançou nesta aventura a ideia era ter um grupo infantil porque “pensava que os mais adultos não quisessem aderir”, mas rapidamente as ideias mudaram e passou a ter só um grupo mas “aceitamos crianças com mais de sete anos. Começam a ensaiar e a dar os primeiros passos. O dia deles acabará por vir”, contextualizou.
Por causa da pandemia o grupo não faz ensaios mas, “de vez em quando encontramo-nos todos no salão da Casa do Povo”, disse. Este sábado o aniversário será assinalado no mesmo espaço, cumprindo as diretrizes da Direção-Geral de Saúde.

Esta longa paragem deixa algumas marcas e Raúl Silva recordou que muitas atuações ficaram pelo caminho, no entanto financeiramente o grupo está com as contas estáveis. Para manter tudo em funcionamento é preciso “muita dedicação e querer de todos os que têm passado pelo rancho”, que define como uma “escola onde se aprende muito, principalmente folclore. E folclore não é só cantar e dançar, é a representação de onde estamos inseridos, desde o trajar ao sermos educados e ao saber estar num palco”, descreveu. Sentido como uma família, o grupo já viu muitas outras constituíram-se e essas “já têm lá os seus próprios filhos”, disse, orgulhoso pelo caminho percorrido.
Quanto aos tempos atuais são “maus. Não podemos esconder o que está à vista” uma vez que muitos eventos foram cancelados e não há previsão de quando se pode começar a organizar os futuros, mas “nós somos resistentes. O nosso dia há-de chegar de novo e nós vamos voltar aos palcos”, garantiu.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim é federado desde 1991.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
9654
Ontem
21734
Este mês
693035
Total
34122861
Visitantes Online
49