Imprimir

Da Ermida... O Juiz Conselheiro José Fernandes Farinha Tavares é o novo presidente do Tribunal de Contas. A nomeação foi feita esta terça-feira, 6 de outubro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sob proposta do primeiro-ministro, António Costa.

José Tavares é natural do concelho da Sertã, sendo os pais da União de freguesias de Ermida e Figueiredo. Também a sua tia Maria de Lurdes Fernandes, antiga vereadora do CDS na Câmara Municipal da Sertã, era natural desta união de freguesias.  
Quem já reagiu a esta nomeação foi o presidente da autarquia sertaginense, José Farinha Nunes. O autarca aproveitou a ocasião para dar publicamente os parabéns ao Juiz Conselheiro e destacou a relevância do cargo a nível nacional e internacional, afirmando ser “um orgulho ter uma pessoa ligada ao concelho a ocupar este cargo".
Olhando para o currículo do novo presidente do Tribunal de Contas, José Farinha Nunes assinalou o facto de ter passado 25 anos como diretor-geral daquele órgão, “em Governos de direita e de esquerda”, facto que demonstra a sua “noção de isenção e justiça acentuados, caso contrário já teria sido substituído”, analisou, ciente de que este currículo “também começou no berço e todas as qualidades de trabalho dos pais foram transmitidas ao filho”. Foi assim “uma questão de justiça”, rematou o edil sertaginense, felicitando igualmente António Costa pela proposta e Marcelo Rebelo de Sousa pela nomeação.
Refira-se que no dia 27 de abril deste ano foi publicado em Diário da República um louvor ao Juiz Conselheiro que no anterior mês de fevereiro havia cessado funções de presidente do conselho administrativo do Tribunal e de Chefe do gabinete do Presidente, e ainda do cargo de secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção.
No referido louvor, assinado pelo então presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, é vincada a sua carreira “longa, recheada de sucessos, tendo desempenhado sempre as suas múltiplas funções com a máxima lealdade, dedicação, integridade e elevação".
Entre outros reconhecimentos, Vítor Caldeira, enaltece “a mais-valia do trabalho que desenvolveu ao serviço do Tribunal enquanto agente de ligação com o Tribunal de Contas Europeu e responsável pelas Relações Internacionais do Tribunal de Contas que muito contribuíram para o elevado prestígio granjeado pelo Tribunal entre as instituições congéneres internacionais, o que muito se deve às suas reconhecidas capacidades profissionais e humanas”.
José Fernandes Farinha Tavares, de acordo com o portal do Tribunal de Contas, é mestre em Direito pela Universidade de Lisboa e, entre outros cargos, foi diretor-geral do Tribunal de Contas e membro e secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção. Foi ainda diretor do Gabinete de Estudos e coordenador das Relações do Tribunal de Contas com a União Europeia e internacionais.

Foto: César Cordeiro / Slideshow / Global Imagens

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
200
Ontem
37475
Este mês
595402
Total
36360686
Visitantes Online
35