Imprimir

Vai manter valor dos apoios do último ano... Este ano os protocolos de apoio às associações do concelho da Sertã ainda não foram assinados e o vereador do PS, Carlos Miranda, puxou o assunto na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 14 de setembro.

Continuando a defender que este protocolo deveria ter a periodicidade de um mandato, sendo revisto anualmente caso houvesse necessidade, para que as associações tivessem “total tranquilidade e autonomia para desenvolverem as suas atividades”, Carlos Miranda disse não compreender por que razão “os protocolos anuais não são assinados no início do ano”.
O que se verifica agora é que “as associações, que têm o seu plano de atividades anual, nunca sabem com o que podem contar e, provavelmente, muitas das atividades ficam por realizar”, notou.
Para este vereador, existe a sensação de que a câmara quer as associações sempre na incerteza, “de mão estendida”, negando-lhes, assim, a autonomia que deveriam ter para cumprirem o seu papel.
O ano está a ser marcado pela pandemia da Covid-19, logo há menos atividade associativa e, consequentemente menos receita, no entanto as despesas existem e por isso considera que a câmara terá que resolver este problema, “celebrando com urgência o protocolo referente ao ano de 2020, para acabar com a incerteza em que muitas vivem”.
Na resposta, o presidente da câmara, José Farinha Nunes, deixou claro que não quer prejudicar as associações e, atendendo ao ano excecional que se vive, informou que será proposta uma alteração aos protocolos. A mesma visa “dispensar as associações de justificarem as despesas. No fundo vão ter menos custos e receber o que recebiam até agora”, anunciou.
José Farinha Nunes relembrou que as assinaturas são sempre feitas no final do ano e que em 2009 não havia estes documentos. “No final do ano já sabemos quais foram as atividades desenvolvidas e já sabemos o que vamos pagar”, justificou.

Foto: Arquivo Rádio Condestável


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20338
Ontem
26441
Este mês
447459
Total
33144920
Visitantes Online
18