Imprimir

Constatação feita pela deputada do PSD que visitou agrupamentos de escolas do distrito…O número de assistentes operacionais é insuficiente e os prometidos computadores ainda não chegaram às escolas. Foram estas as duas principais falhas que a deputada do PSD, Cláudia André, encontrou ao visitar os agrupamentos de escolas do distrito de Castelo Branco, nomeadamente no da Sertã onde esteve na manhã desta terça-feira, dia 15 de setembro.

Para Cláudia André, eleita pelo círculo de Castelo Branco, “o discurso do Governo não corresponde à realidade” e se o mesmo diz que vai recrutar centenas de assistentes operacionais, a perceção do PSD é que “este pessoal é o mesmo que já está nas escolas, o que muda é o vínculo dos mesmos”, logo “o número não alterou significativamente”, explicou. Se já era insuficiente antes da pandemia, “considerando o aumento de tarefas e o alargamento do horário de trabalho tornou-se ainda mais insuficiente”, notou. Assim “é necessário aumentar significativamente o número de assistentes e não fazer de conta que estão a contratar”, aconselhou.
No Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) a realidade é igual à do restante país. Enquanto não for satisfeita a necessidade de mais operacionais “temos que procurar gerir com o que temos”, explicou José Carlos Fernandes, diretor do AES.
Cláudia André apontou, por outro lado, que “não há computadores nas escolas oriundos do Ministério da Educação. Não há sequer vestígios dos mesmos”, mostrando-se preocupada com a possibilidade de os alunos terem que voltar para casa. Se tal acontecer “terão que se desenrascar e as crianças continuarão dependentes da boa vontade de outros”, sustentou.
Nesta equação de problemas, há ainda a questão dos transportes escolares. A deputada considera que não houve qualquer ação entre Governo e autarquias para articular esta questão. Na Sertã tudo está a ser tratado e “os alunos vão ter o transporte necessário”, é a garantia que existe por parte da câmara municipal e do próprio agrupamento, deu nota a deputada, sublinhando ainda a disponibilidade das juntas de freguesia em ajudarem neste serviço. Dadas as exigências que existem neste aspeto, a deputada do PSD “condena” o facto de o Governo ainda não se ter manifestado.
Apesar de ainda faltar limar algumas arestas, Cláudia André sentiu que as escolas estão preparadas e são seguras para enfrentar este início de ano que será marcado por todas as contingências inerentes à situação de pandemia causada pela Covid-19.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20213
Ontem
26441
Este mês
447335
Total
33144795
Visitantes Online
22