Imprimir

Aulas começam entre 14 e 18 de setembro… O calendário letivo 2020/21 está definido e as aulas arrancam na próxima semana. No Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) começam dia 17 de setembro para as turmas de início de ciclo e dia 18 para os restantes anos. Os preparativos para encarar o novo coronavírus ainda decorrem. O objetivo é que este seja um regresso e um ano o mais seguro possível.

 As regras gerais são as mesmas para todos os estabelecimentos do AES, no entanto alguns aspetos “serão adaptados mediante a especificidade de cada escola”, disse José Carlos Fernandes, diretor do agrupamento. Entretanto já estão a decorrer as reuniões com os pais e encarregados de educação no sentido de lhes explicar alguns procedimentos. O uso de máscara é obrigatório para todos os adultos, sejam professores ou auxiliares e também para quem entrar na escola, mas facultativo para os alunos de primeiro ciclo. O agrupamento “vai oferecer a cada aluno e aos profissionais de educação, um kit com três máscaras reutilizáveis. Nenhum aluno, docente ou não docente pode entrar no recinto escolar sem máscara e para a eventualidade de se esquecerem dela, nas portarias estarão disponíveis máscaras para aquisição mediante pagamento”, adiantou o diretor.
“Os horários terão intervalos desfasados, mesmo na hora de almoço. Dentro da sala de aula a gestão do espaço será feita dentro do que é possível”, disse. A circulação dos alunos e a forma de se comportarem dentro da escola dependerá da especificidade de cada estabelecimento, sendo que “está definido que a circulação seja sempre pela direita”, clarificou.
Aos professores e auxiliares está a ser transmitida uma mensagem de “tranquilidade e de confiança”, explicou, apelando ao cumprimento das regras estabelecidas.
No geral, os professores já estão todos colocados. Falta apenas colocar oito professores que têm carga horária mais reduzida.
Para este ano letivo são também algumas as recomendações aos pais e encarregados de educação, nomeadamente que não mandem os filhos com febre para a escola. Também não está autorizada a entrada dos pais nas escolas. A frequentar o AES este ano letivo estão cerca de 1300 alunos.

No Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim, as aulas terão início a 14 de setembro para as turmas do 5.º ano de escolaridade e a 15 de setembro para os restantes anos, garantindo o cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e com a devida tranquilidade, explicou António Lagoa, diretor pedagógico daquele estabelecimento de ensino. “Está tudo preparado para começarmos”, garantiu.
No IVS foram estabelecidos diferentes circuitos, devidamente identificados, para a movimentação dos alunos que serão divididos pelos dois pisos da escola. Os espaços serão reorganizados, quer na sala de aula, onde está garantido o distanciamento recomendado pela DGS, quer fora da sala de aula (recreios), onde serão definidos os espaços a frequentar por cada grupo. “Temos a vantagem de ter turmas pequenas e salas grandes”, disse, relembrando que os alunos que estejam no primeiro piso têm acesso separado dos restantes por umas escadas exteriores, logo “não há contacto entre o primeiro e o segundo piso”, garantiu. Também no exterior foram definidas zonas em que os alunos dos dois pisos não se irão cruzar.
Este ano letivo frequentam aquele estabelecimento de ensino, perto de 270 alunos e todos terão que usar máscara e será disponibilizada solução de álcool-gel em diferentes pontos da escola.
Caso não a tragam “nós temos sempre máscaras para lhes fornecer caso se esqueçam. Temos a sala de acolhimento caso se detete alguma situação. Em termos de segurança estão reunidas todas as condições para se iniciar o ano letivo em segurança”, tranquilizou o diretor.
Sobre o funcionamento do refeitório e do bar, o responsável esclareceu que "irão funcionar de acordo com as regras definidas pela DGS. As refeições vão continuar a ser servidas aos nossos alunos, em moldes ligeiramente diferentes dos anos anteriores".


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20351
Ontem
26441
Este mês
447473
Total
33144933
Visitantes Online
25