Imprimir

Foi lançado esta terça-feira, 8 de setembro, o portal Rotas de Mação. Este foi um projeto que partiu de vários amantes de caminhadas e que foi apoiado pelo Município de Mação. O objetivo do grupo de trabalho visou contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do concelho de Mação, esclarece a autarquia em nota enviada à comunicação social.

Salvaguardando que nunca teve a ambição de se “apropriar deste projeto”, a autarquia já investiu “milhares de euros para a concretização deste projeto, decisivos para o sucesso já alcançado”.
“Com a criação da Associação Rotas de Mação inicia-se um novo tempo no qual a Câmara Municipal de Mação não deixará de acompanhar e apoiar de acordo com aquilo que foram os objetivos apresentados e a avaliação que fazemos dos mesmos na certeza que bem sabemos da importância desta iniciativa para o nosso concelho”, esclarece a edilidade.
O Portal Rotas de Mação tem várias secções que convidam a explorar, aprender, planear e conhecer Também desporto e lazer. São apresentados os percursos pedestres ou, para pessoas de mobilidade reduzida, os pontos mais interessantes a visitar.
Uma das novidades é o passaporte que procura que os caminhantes marquem e completem o seu passaporte com os locais mais emblemáticos do concelho.
Os vários percursos apresentam informações como a distância, duração, tipo de percursos, grau de dificuldade, desnível, altitude máxima e mínima. Apresentam a morada e coordenadas GPS do ponto de partida e de chegada bem como a época do ano aconselhada para cada percurso.
As Rotas de Mação contemplam igualmente um plano de segurança e socorro. Pelos percursos encontram-se balizas (postes de madeira) devidamente identificados e numerados colocados nas rotas. Serão cinco por cada uma das rotas. Estas balizas de segurança permitirão, no caso de haver algum acidente ou incidente, às forças de segurança a localização exata dos caminhantes ou pedestrianistas. De forma simples, se for feita uma chamada de socorro para o 112, bastará ao caminhante dizer ao operador do CODU (INEM) o número da baliza onde está e ao serem acionados os meios locais, de Mação, estará disponível um mapa da rota com os acessos exatos ao local sinalizado.
Neste projeto foram feitas parcerias de colaboração com o Município de Mação, as Juntas de Freguesia, Associações e Escolas. Foram delineadas 15 rotas. A futura ARM – Associação Rotas de Mação quer ser reconhecida como uma entidade de excelência e de referência pela comunidade local, regional, nacional e internacional, enquanto promotora do desenvolvimento económico sustentável da região, lê-se também na referida nota à comunicação social.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20158
Ontem
26441
Este mês
447279
Total
33144740
Visitantes Online
23