Imprimir

Aconteceu na manhã de hoje, 10 de setembro... A Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACESPIS) autorizou a presença de duas pessoas infetadas com SARS-Cov-2 (Covid-19) que ontem souberam da positividade do seu teste, a poderem participar no funeral de um familiar direto de um desses infetados. As pessoas em causa residem noutra freguesia do concelho da Sertã.

A confirmação foi dada à Rádio Condestável (RC) pelos próprios infetados, em frente ao cemitério de Cernache do Bonjardim local onde, esta manhã, decorreu o funeral.
Embora não querendo gravar declarações para os microfones da Condestável e para as câmaras da TVI, os dois órgãos de comunicação presentes no local, os dois infetados disseram de viva voz para os profissionais, jornalistas, destes órgãos que tinham sido autorizados por Manuela Vaz, a delegada de saúde do ACESPIS. Conforme explicaram tratou-se de uma autorização só para o funeral e para voltar para casa, desde que seguissem, com proteção por máscara e distanciamento os procedimentos no cemitério. Refira-se que a norma de isolamento profilático aplicada a suspeitos e a casos confirmados de Covid-19 é de aplicação geral e sem exceções, a não ser para acesso a cuidados de saúde, devidamente autorizados.
De facto, como medida de contenção ou prevenção, apresentavam apenas uma máscara de cor azul, tipo cirúrgica. De referir que era notório o afastamento destas duas pessoas em relação às demais.

Quem achou toda esta situação “estranha” foi o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, responsável máximo pela Proteção Civil do concelho. Igualmente contactado pela RC e pela TVI confessou que não teve conhecimento da situação mas deixou a garantia que iria “averiguar” as razões pelas quais a mesma aconteceu. “Todos sabemos que não é permitido”, disse, considerando que “é preciso que se cumpram as recomendações da DGS para que isto não alastre”, explicou.
Também contactada pela Condestável e pela TVI, Manuela Vaz, presente no Centro de Saúde da Sertã, recusou prestar declarações à comunicação social remetendo para um comunicado da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o qual a esta hora (17:23) ainda não chegou à redação da Condestável.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20803
Ontem
26441
Este mês
447924
Total
33145385
Visitantes Online
22