Imprimir

Depois de ter surgido um caso de infeção por Covid-19 na creche “o Pinheirinho” na Sertã e perante o descontentamento de alguns familiares sobre o prazo de realização dos testes aos contactos, decorreu ontem à tarde uma reunião no Centro de Saúde da Sertã entre o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, a Unidade de Saúde Pública do Pinhal Interior Sul, o Centro de Saúde da Sertã, a Santa Casa da Misericórdia da Sertã – Creche o Pinheirinho e representantes dos pais dos utentes do Pinheirinho.
Dessa reunião saiu um comunicado conjunto com indicações e esclarecimentos das entidades de Saúde, o qual transcrevemos na íntegra:

“Como é do conhecimento público foi identificada uma criança utente da Creche o Pinheirinho da Santa Casa da Misericórdia da Sertã que testou positiva para a COVID-19 no passado dia 28 deste mês, levando ao encerramento obrigatório daquela valência de ensino.
Foram identificadas cerca de 30 crianças que mantiveram contacto próximo com a mesma nos últimos dias em que esta frequentou aquele estabelecimento de ensino.
As famílias (ambos os progenitores) destas 30 crianças deverão cumprir isolamento profilático obrigatório num período de 14 dias contados a partir da data de encerramento da instituição.
As crianças das restantes salas (Berçários, Gatinhos, Peixinhos, Abelhinhas, Golfinhos, Patinhos, Borboletas e CATL) também deverão cumprir isolamento profilático acompanhadas de um dos progenitores, que deverá ser sempre o mesmo. A criança e o progenitor que ficarem em isolamento deverão observar as regras de distanciamento possíveis em relação às restantes pessoas residentes no mesmo domicílio.
Todos os funcionários desta Instituição estão sujeitos às mesmas obrigatoriedades de isolamento profilático.
O que significa a medida de isolamento profilático obrigatório?
- a pessoa não se pode ausentar do domicílio seja por que razão for, nomeadamente as saídas para realização de compras ou outros atos lúdicos são estritamente proibidas. Excetuando-se razões urgentes de saúde por doença súbita e/ou grave.
- as pessoas sujeitas a este isolamento obrigatório irão ser indicadas como tal à Guarda Nacional Republicana, sendo o seu incumprimento considerado crime de desobediência.
- a ambos os progenitores sujeitos a esta medida será emitida uma declaração de isolamento profilático para envio às respetivas entidades patronais, uma vez que estão impedidos de exercer as suas funções neste período, sem perda de vencimento.
- os pais ou crianças que efetuaram teste à COVID depois do encerramento da Instituição têm que cumprir o isolamento mesmo que testem negativo.

Por indicação da Direção Geral de Saúde e da Delegada de Saúde ainda não foram realizados quaisquer testes às crianças por estas não se encontrarem ainda dentro do período considerado apropriado para a realização do teste, uma vez que mesmo testando negativo as medidas implementadas seriam as mesmas a que estão já sujeitas. Sendo que os resultados prematuros não são considerados suficientemente fiáveis.
Deverão ser mantidas as medidas de vigilância de sintomas, como a medição da temperatura duas vezes por dia. As crianças que manifestarem alterações do comportamento ou qualquer sintoma associado ao COVID deverão se dirigir ao Centro de Saúde da Sertã para observação médica podendo ser eventualmente testadas.
De relembrar que o isolamento obrigatório apenas termina no dia 11 de agosto, estando apontada a data de realização de testes às crianças neste dia.
Pede-se a compreensão dos pais mas estas medidas são essenciais para a contenção deste vírus.
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos necessários os pais devem contactar com os responsáveis pela instituição ou as entidades de saúde.

Estiveram presentes em reunião que deu objeto a este comunicado, realizada no dia 31 de julho com início às 17 horas no Centro de Saúde da Sertã:
- representante do Conselho de Administração da ULSCB Dra. Eugénia André
- representante da Unidade de Saúde Pública do ACES PIS Dra. Manuela Vaz
- representante do Centro de Saúde da Sertã Enf. Ercília Ventura e Enf. Tiago Pisco
- representante da Santa Casa da Misericórdia da Sertã Dr. Tavares Fernandes
- representante do Pinheirinho Dra. Teresa Rodrigues
- representantes dos pais do Pinheirinho”


ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2396
Ontem
17638
Este mês
143981
Total
32180648
Visitantes Online
10