Imprimir

Processo está a ser implementado e escola está confiante… O Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim está a implementar o Sistema de Garantia da Qualidade. Trata-se de um processo de alinhamento com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EQAVET).

Na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, reuniu com os stakeholders (parceiros) internos e externos, no sentido de lhes apresentar este processo de certificação, a pensar no ensino profissional e na educação, e o que tem que ser feito para obter o respetivo selo de qualidade, sem o qual também não será possível aceder aos apoios do Programa Operacional do Capital Humano (POCH).
O objetivo é “melhorar a nossa educação e a nossa oferta formativa” e para isso “necessitamos da colaboração dos intervenientes internos e externos”, explicou à Rádio Condestável, Sónia Gama, diretora-adjunta do IVS.
Nesta sessão o diretor da escola, António Lagoa, agradeceu o empenho de todos neste e noutros processos, pois fazem desta “uma escola dinâmica, de excelência e de referência no distrito e no país, capaz de acompanhar esta mudança de paradigma, tão inesperada como difícil para todos”.
Ter este selo significa que esta escola está equiparada com as restantes a nível europeu e tal ajuda no que ao programa Erasmus diz respeito, confirmou também Sónia Gama. “Os alunos desta escola vão estar em igualdade de circunstâncias com outros alunos da União Europeia, pois estão todos a atingir os mesmos objetivos”, confirmou.
Um dos objetivos do IVS é contribuir para combater o desemprego e facilitar a cooperação entre a escola e o mercado de trabalho. A oferta formativa profissional tem tentado adequar-se às necessidades do concelho e da região, daí existirem cursos voláteis. Nem sempre as apostas são as que mais agradam aos alunos como os cursos de recursos florestais e ambientais ou de bombeiro. Em contrapartida, outras são exemplo de sucesso como o Curso Profissional de Desporto “que tem uma boa implementação e que atrai alunos de fora”, adiantou.

De momento estão 94 alunos a frequentar os cursos profissionais de desporto, programador de informática, técnico auxiliar de saúde e apoio psicossocial, sendo que 16 dos alunos que os frequentam são de fora da Sertã, concretamente dos concelhos de Vila de Rei, Figueiró dos Vinhos e de Pedrógão Grande. Assim que for possível abrirá o curso de mecatrónica.
Até dia 27 de julho ainda há trabalho a fazer e nesse dia decorrerá uma visita de verificação. A escola está confiante que irá obter este selo de qualidade, “uma vez que vem ao encontro das políticas que o IVS já estava a implementar há muito tempo, tanto no ensino profissional como no ensino regular”, garantiu ainda Sónia Gama, relembrando também que “o processo em causa é para o ensino profissional mas a ideia é generalizar as práticas a todo o processo educativo do IVS”. O selo EQAVET, a ser atribuído, é válido por três anos.


ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1862
Ontem
14127
Este mês
196120
Total
31752912
Visitantes Online
8