Imprimir

Ribeira Grande e Troviscal na Sertã constam da lista... A associação ambientalista Quercus classificou este ano 381 praias portuguesas com o galardão “qualidade de ouro”, mais seis do que em 2019. Deste número, 17 são praias fluviais localizadas na nossa região, concretamente nos concelhos da Sertã, Mação, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere e Pampilhosa da Serra.

Assim, e detalhadamente, no concelho da Sertã vão ostentar a bandeira as praias fluviais da Ribeira Grande e do Troviscal (foto ao lado). Quanto a Proença-a-Nova, receberão o galardão as praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal. No concelho de Vila de Rei todas as praias irão hastear a qualidade de ouro, ou seja Bostelim, Fernandaires, Pego das Cancelas, Penedo Furado e Zaboeira. A praia fluvial de Castanheira ou Lago Azul no concelho de Ferreira do Zêzere volta este ano a poder fazer subir a bandeira, o mesmo acontecendo na praia fluvial do Carvoeiro, no concelho de Mação. O concelho de Pampilhosa da Serra volta a ter este ano as quatro praias fluviais com qualidade de ouro, ou seja a praia da sede de concelho, Janeiro de Baixo, Pessegueiro, e Serra Santa Luzia.
Recorde-se que a atribuição da classificação de praia com 'qualidade de ouro' obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, que, de acordo com o estabelecido no ano passado, deve ter sido classificada como excelente nas últimas cinco épocas balneares (2015 a 2019) e não pode ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou interdição da praia no último ano.
Esta avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, baseando-se apenas na qualidade da água das praias.

A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas.
No comunicado onde é feita a relação das praias costeiras e de interior que este ano vão hastear a bandeira qualidade de ouro a associação ambientalista Quercus apela aos portugueses para que, no contexto de pandemia de covid-19, façam "um atempado planeamento das suas deslocações às praias" e que consultem a aplicação InfoPraia, da Agência Portuguesa do Ambiente, a fim de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares.


ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2916
Ontem
11254
Este mês
183047
Total
31739839
Visitantes Online
10