Imprimir

Com três prémios e quatro menções honrosas… A Escola Secundária da Sertã voltou, este ano, a destacar-se no projeto “Nós Propomos!”, tendo arrecadado o 1º Prémio do Concurso de Vídeo, o 2º Prémio do Concurso de Texto, o 3º Prémio do Concurso de Desenho e ainda quatro Menções Honrosas no Concurso de Fotografia.

O trabalho de vídeo tem como temática o despovoamento deste território do interior e, para além do referido prémio, a Editora do Grupo Leya já contactou a escola para que este trabalho possa para integrar a Aula Digital, como confirmou à Rádio Condestável a professora impulsionadora deste projeto na Sertã, Ilda Bicacro. “Vamos ceder os direitos até porque para nós é um prestígio. Vai servir como recurso didático para Portugal e países da Lusofonia. É importante para todos”, sustentou.
O “Nós Propomos!” é o maior projeto internacional de geografia e já está em vários países de língua oficial portuguesa. Neste ano letivo, 2019/20, o Agrupamento de Escolas da Sertã apresentou 11 trabalhos, todos considerados de “excelência” pela professora Ilda Bicacro que, deste modo, tem “muita esperança na educação e no futuro”. Para esta docente há que dar tempo e não querer tudo no imediato. “A educação não é assim, precisamos de trabalhar décadas”, explicou. Durante seis meses todos os alunos participantes no projeto “envolveram-se num trabalho de olhar para o seu território, identificar problemas e estudar soluções”, reforçou, ciente de que este trabalho em concreto “não envergonharia nenhuma equipa de reportagem televisiva”.

Duarte Pires foi um dos alunos do 12º C que participou neste trabalho. À Condestável confessou, em nome dos colegas João Dias, Maria Mendonça, José Casimiro, Patrícia Silva e Samuel Silva, a surpresa pelo prémio, adiantando ser “uma honra estarmos associados a uma marca de renome”. Para este aluno, em tempos de pandemia e numa altura em que muitas pessoas optaram por passar muitos dias neste interior, o vídeo também acabou por mostrar um lado positivo deste território. Quem aqui passou algum tempo, teve “oportunidade de ver o que aqui há de bom e o que aqui se pode investir”, reforçou o aluno.
De recordar que este ano, por causa da pandemia da Covid-19, o programa sofreu alterações e a apresentação dos projetos foi cancelada.
Neste ano letivo estiveram envolvidos alunos de 10º, 11º e 12º anos, num total de 72 alunos, e foram desenvolvidos e apresentados onze projetos submetidos na Plataforma da Universidade. Os estudantes da Escola Secundária da Sertã tiveram ainda uma participação muito ativa nos referidos concursos nacionais que se desenvolvem em torno das temáticas estudadas. Os temas estudados, desenvolvidos e apresentados referem-se essencialmente a problemas territoriais e locais, tais como o despovoamento da região, o acesso às praias fluviais, as questões ambientais relacionadas com as alterações climáticas, a poluição das ribeiras, para citar os temas mais escolhidos pelos estudantes da Sertã.
O 2º Prémio de Texto foi arrecadado por um aluno do 11º Ano e surge associado à temática estudada em grupo relacionada com Roteiro Jovem para a Sertã. Da mesma, forma o 3º Prémio de Desenho surge neste grupo e a inspiração é a ponte pedonal da Carvalha, na sede de concelho.
O acesso às praias fluviais e as paisagens ribeirinhas proporcionaram a realização de “excelentes fotografias” que fizeram arrecadar quatro Menções Honrosas neste Concurso Nacional de Fotografia de trabalho de campo relacionado com o Projeto “Nós Propomos!”
De recordar que o Projeto “Nós Propomos!” é o maior projeto internacional de educação geográfica, tem uma forte componente de cidadania e participação jovem e na Sertã desenvolve-se com estreita parceria e colaboração do Município da Sertã.


ofertaB etpzp

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4219
Ontem
19322
Este mês
421461
Total
30828592
Visitantes Online
13