Imprimir

Câmara ofereceu 400 e empresa Axians ofereceu 100…Na continuidade da política de apoio à população do concelho de Castelo Branco, a autarquia albicastrense entregou, esta terça-feira, dia 20 de maio, 400 computadores aos quatro agrupamentos de escolas do concelho para estes cederem aos alunos mais carenciados.

Um investimento de cerca de 200 mil euros. A este apoio juntou-se a empresa Axians, com sede no concelho que cedeu mais 100 computadores.
O ato de entrega foi simbólico mas de grande relevo. O objetivo e todos os alunos tenham esta ferramenta, agora essencial para o ensino não presencial.
O apoio da autarquia aos agrupamentos de escolas não é de agora e Luís Correia, presidente da câmara lembrou a verba inicial disponibilizada “para que pudessem avançar no apoio a alunos mais carenciados”. Depois com a entrega destes computadores “estamos a trabalhar para a coesão social e educativa da nossa comunidade”, vincou o autarca, reforçando que assim “olhamos para a comunidade no seu todo e procuramos apoiar todos os que mais precisam”. Os computadores estão agora à disposição dos agrupamentos, serão geridos pelos seus diretores e emprestados aos alunos que precisarem, explicou o presidente da câmara.
Rosa Caetano, do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira foi a porta-voz dos quatro agrupamentos de escolas. Agradecendo o esforço da autarquia, lembrou um outro, por parte das escolas que, nesta pandemia, tiveram que se readaptar “a uma nova realidade para a qual não estávamos preparados, ou seja, passarmos do papel e caneta para o computador”, explicou. Neste processo um dos maiores dramas foi perceber que nem todos os alunos estavam nas mesmas condições e “deixar alunos em vulnerabilidade por não terem meios”. Esse drama “foi colmatado com a câmara e com os seus parceiros”, agradeceu.

A empresa de base tecnológica Axians, com sede em Castelo Branco estava a preparar a reconversão dos seus computadores, quando esta situação aconteceu, decidindo assim avançar rápido e a sua responsabilidade social falou mais alto. Cedeu 100 computadores à autarquia albicastrense para que chegassem a quem mais precisa. Como deu conta Pedro Afonso, responsável pelo grupo Vinci Energies Portugal, “se conseguirmos trazer uma criança para o sistema educativo é mais um investimento em educação que estamos a fazer”. De referir que a empresa criou uma linha de apoio para pais e alunos do concelho, no sentido de os ajudar com as novas tecnologias. Paralelamente, e para dar resposta aos problemas dos novos utilizadores das plataformas de educação, a empresa colocou seis estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) a prestarem esse apoio. António Fernandes presidente do politécnico destacou que assim, os alunos vão “aprendendo porque estão em contexto empresarial”, disse, considerando que “isto está a ser muito útil para o seu processo de aprendizagem e para os desafios futuros no setor”. Neste momento já foram feitos cerca de 50 pedidos de apoio.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
14984
Ontem
18038
Este mês
544291
Total
33241751
Visitantes Online
30