Imprimir

Teve início hoje o regime presencial de aulas para alunos do 11.º e 12.º ano que, no concelho da Sertã abrange mais de 200 alunos.

A rede de serviços essenciais de transporte interurbano criada na região do Médio Tejo no final de abril, para fazer face à supressão de transportes públicos motivada pela pandemia, não abrangia as necessidades dos alunos que agora iniciaram as atividades lectivas presenciais. No caso específico do concelho da Sertã, os alunos necessitam de transporte para se deslocarem de diversas localidades do concelho para o Agrupamento de Escolas da Sertã, Instituto Vaz Serra e Escola Tecnológica e Profissional da Sertã.
Assim, e de acordo com a Câmara Municipal da Sertã, após o levantamento das necessidades de transporte junto das escolas do concelho, num trabalho conjunto entre Município da Sertã, Escolas e Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, foram criadas soluções, na sua maioria personalizadas. Para responder às necessidades registadas, o Município da Sertã recorre a veículos próprios, assim como à ativação de serviços escolares especializados (suspensos desde a interrupção das aulas presenciais) e ao transporte a pedido. As soluções encontradas pelo Município da Sertã permitem que o aluno esteja na escola o mínimo tempo possível sem atividade lectiva presencial, passando na escola apenas o tempo estritamente necessário e regressando à sua localidade de residência logo após o final das atividades letivas de cada dia, facto que se reflete em diversos horários de regresso, conforme os horários das turmas disponibilizados pelas respetivas escolas.
Esta rede alargada de transportes para os alunos é gratuita, na qual deverão ser observados comportamentos com vista à minimização da transmissão do vírus, nomeadamente a desinfecção das mãos à entrada dos veículos, entrada e saída de passageiros pelas portas traseiras destes e a utilização de máscara durante a viagem.
José Farinha Nunes, presidente da autarquia sertaginense, mostra-se consciente dos receios inerentes a esta nova fase de desconfinamento e refere que “o nosso esforço vai no sentido de dar aos alunos todas as condições para cimentarem as suas aprendizagens, para que possam fazer uma boa preparação para os exames nacionais, concluir o ensino secundário com sucesso e ingressar no ensino superior, se assim o desejarem.” O autarca sublinha a necessidade de responsabilidade da parte de todos, frisando que “todos temos que cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde”.


ofertaB etpzp

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4228
Ontem
19322
Este mês
421470
Total
30828601
Visitantes Online
5