Imprimir

Após as recomendações feitas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) por causa da pandemia da Covid-19 e por forma a evitar que as pessoas saiam de casa, principalmente os mais idosos, um grupo de jovens voluntários de Figueiró dos Vinhos está já no terreno a ajudar essas pessoas.

“Vamos aos supermercados e farmácias para burcas produtos e entregar posteriormente em casa”, confirmou Catarina Fernandes, em declarações à Rádio Condestável. As pessoas ligam para os voluntários, dizem o que pretendem e, o mais tardar, no dia seguinte, a encomenda é entregue em casa, referiu ainda a voluntária. Pelo que se tem constatado no terreno, “as pessoas estão-se a portar bem, mantém as distâncias de segurança, nota-se que estão receosas mas estão a cumprir as diretrizes impostas”, explicou Catarina Fernandes.
Este trabalho de voluntariado tem estado a ser coordenado pelas juntas de freguesias para evitar que os jovens sejam confundidos com possíveis burlões. “Foram informadas por amigos e pelas juntas de freguesia que nós estamos no terreno e estamos identificados para ajudar”, adiantou. Os jovens fazem-se transportar numa carrinha da câmara municipal, guiada por um motorista cedido pela autarquia “para que as pessoas possam confiar e não se sintam intimidadas ou vítimas de burlas”, notou ainda.
Estes jovens disponibilizam uma página na rede social facebook onde já outros jovens mostraram a sua disponibilidade para poder ajudar nesta tarefa.
Neste momento são ao todo sete os jovens que estão nesta iniciativa de apoio aos grupos de risco e mais vulneráveis do concelho de Figueiró dos Vinhos. Contam com o apoio CLDS 4G Agir Sempre +, das juntas de freguesia e da câmara municipal.

Numa informação disponibilizada pela autarquia, estes jovens, um por cada aldeia do concelho estão a prestar ajuda à população do grupo de risco (incluindo jovens com mais de 60 anos), à população isolada e sem forma de fazer compras de bens essenciais (alimentos, bens domésticos e farmácia).
As pessoas que necessitarem deste tipo de apoio, poderão ligar para os contactos disponibilizados, fazer o seu pedido e no prazo de 24 horas o mesmo será entregue em sua casa.
Os pedidos devem ser feitos com um dia de antecedência e pagos aquando da entrega dos produtos, mediante apresentação de fatura por parte do voluntário.
Para mais informações ou para fazer o seu pedido deverão ser contactados:
Aguda e arredores - Bruno Martins 917 707 359
Arega e arredores - David Gouveia 916 109 921
Aldeia de Ana de Aviz e arredores - Daniel Ferreira 910 882 731
Bairradas e arredores - Catarina Fernandes 919 490 395
Campelo e arredores - João Graça 918 562 175
Figueiró dos Vinhos e arredores - Frederico Rodrigues 913 407 439 ou João Graça 918 562 175


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
24540
Ontem
0
Este mês
24540
Total
29806435
Visitantes Online
35