Imprimir

Por causa da pandemia da Covid-19, os funerais em Portugal têm novas regras. Deste modo, a realização de funerais está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança.

Deve igualmente ser fixado um limite máximo de presenças, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.
Atenta a esta situação, a Câmara Municipal de Mação determinou que “o número máximo de participação em funeral é fixado em 10 pessoas e que se devem manter a uma distância de pelo menos dois metros, umas das outras”, lê-se num comunicado emitido pela autarquia.
Para os funerais cujas pessoas estiveram confirmadas por SARS-CoV-2 (COVID-19), aplica-se ainda, a norma 2/2020, da Direção Geral da Saúde, ou seja que “os funerais deverão decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de COVID-19. Recomenda-se a todas as pessoas que observem medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, assim como a adoção de medidas ainda mais restritas para proteção dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica). Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, não participem nos funerais. Os familiares devem cumprir integralmente as instruções recebidas pelas Autoridades de Saúde”, termina o comunicado.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2694
Ontem
24250
Este mês
556251
Total
33253712
Visitantes Online
20