Imprimir

Assinalou-se no dia 21 de março o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Por imperativo da situação de pandemia causada pelo novo coronavírus, o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova (CCVF) assinalou a efeméride de forma diferente.

Como forma de assinalar a efeméride que se celebrou a 21 de março, o CCVF lançou o livro “A Flora Explora… Formas de Proteger a Floresta” em formato digital. O livro foi lido a várias vozes e disponibilizado na íntegra nas redes sociais, tanto do CCV da Floresta como no Município de Proença-a-Nova.
A história pode ser sempre relembrada em https://www.youtube.com/watch?v=nNnzdoNRftg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1nyOxMzV-XVN5JxGqiBvb_OC5_nvXR3oyp439BJ_lzdn8pDJLItkZXd8E
Nesta aventura, "a Flora aprendeu como é que nos devemos associar  proteger as nossas comunidades, formando aldeias e pessoas seguras, aprendeu sobre a nossa responsabilidade individual para prevenirmos e limparmos o espaço florestal e e também para nos associarmos, criando um espaço de abrigo seguro em situação de incêndio".
A história é narrada por Catarina Alves, João Lobo, Carlos Farinha, Edite Fernandes, Sónia Martins, Daniel Farinha, Elisabete Pereira, Marta Palhim, Patrícia Cristóvão e Carla Laia.
“Este é um pequeno contributo para todos estarmos mais atentos e aprendermos com a Flora e os seus amigos. Ela surge ilustrada pelo talento do Carlos Farinha, pintor e escultor com raízes no nosso concelho, que coloriu a aldeia e os muitos amigos que ganham vida a cada página. Esta história, escrita pela equipa do Centro Ciência Viva da Floresta, surge como um contributo no sentido de cumprir aquela que é a sua principal missão: a transmissão de conhecimento, principalmente aos mais jovens, neste maior projeto que é a Ciência Viva”, refere, no prefácio, o presidente da câmara João Lobo. “Tenho a certeza que este conhecimento se traduzirá na adoção de comportamentos mais responsáveis e amigos da floresta, pois está dentro de cada um de nós a capacidade de promover a mudança”.
Realizado no âmbito do Fundo Ambiental, integrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, a candidatura GPFloresta - "Gerindo e Protegendo a nossa Floresta", prevê também a recuperação e conversão de uma carrinha-museu de pronto-socorro em espaço pedagógico para pequenos grupos. Esta carrinha-museu de pronto-socorro, que serviu durante anos de carro de combate a incêndios florestais, vai constituir um novo módulo no exterior do Centro, a ser inaugurado assim que for permitido realizar eventos públicos.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
25673
Ontem
0
Este mês
25673
Total
29807568
Visitantes Online
33