Imprimir

Depois de ter estado no concelho de Vila de Rei, a Missão País visita também o concelho de Pedrógão Grande. Dezenas de alunos da Escola Superior de Saúde de Alcoitão chegam sábado, dia 22 de fevereiro, a Pedrógão Grande, onde vão ficar até dia 29 de fevereiro. Os jovens serão recebidos pela comunidade na missa da manhã de domingo, na Igreja Matriz.

De acordo com a autarquia, sábado, dia 29 de fevereiro, será apresentado um espetáculo de teatro preparado por um dos grupos de jovens, para a despedida da comunidade. A peça de teatro, intitulada “O Ensaio, Peripécias de um Espetáculo”, terá lugar na Casa Municipal da Cultura, pelas 11:30, com entrada livre e aberto a toda a comunidade.
A Missão País, projeto católico de universitários para universitários, tem como propósito levar Jesus às universidades e evangelizar Portugal através do seu testemunho da fé, do serviço e da caridade. “A Missão País funciona, por isso, hoje, como uma gota de água fresca e cristalina que faz a diferença, que nunca terá um papel revolucionador, mas sim, que inspirará uma suave transformação, pelas terras onde passar” – pode ler-se na sua página oficial na internet. Nesse sentido, estes grupos de voluntários, organizam e desenvolvem aquilo a que chamam Missões Universitárias, ou seja, semanas de apostolado e ação social em várias faculdades do país, partindo de Lisboa, Coimbra e Porto, para o resto do país, com o objetivo de continuar a “inspirar gerações que vivam a fé católica em missão”.
Ainda segundo a sua página oficial na internet, as missões de cada faculdade são lideradas por uma equipa de chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade e por um grupo de cerca de 50 missionários.
Pedrógão Grande foi a escolha dos alunos da Escola Superior de Saúde de Alcoitão para este triénio, pois ficam três anos em cada local. A Missão País já passou por Pedrógão Grande em 2019: no primeiro ano pretendeu-se acolher e ser acolhidos, no segundo (havendo já mais confiança) dá-se uma transformação maior e no último ano “procura-se que a ‘despedida’ seja um envio, tanto para a localidade como para os missionários” - explicam.
A Missão País divide-se em várias “Missões” com base em faculdades diferentes. Cada Missão desenrola-se durante aproximadamente uma semana. Semana, essa, que é passada com um grupo da respetiva faculdade numa localidade já definida onde se presta todo o tipo de apoio social e de voluntariado que é pedido.
Durante o dia os jovens dividem-se em pequenos grupos (apelidados de comunidades) para prestar serviço à comunidade, desde a animação em lares, creches e escolas, mas vão também de porta em porta levar a sua alegria. Participam nas eucaristias que forem celebradas ao longo desta semana e um grupo prepara um espetáculo de teatro para a despedida da comunidade que os acolhe. Também realizam vigílias, onde transmitem um pouco do que vivem interiormente. “Vivemos momentos de oração, de partilha e de muita animação, o que nos permite criar vínculos, na fé e uns com os outros”.
A Missão País pretende que através do voluntariado e da oração estes jovens se inspirem para ter uma vida com sentido, virada para os outros.
“Desce depressa! Eu fico contigo”, é o tema escolhido para esta Missão País 2020, inspirado em Zaqueu, cobrador de impostos (Lc 19, 1-10), que também dá mote ao hino desta semana. A imagem escolhida para a Missão “é representada pela Cruz, a árvore, à qual queremos subir para um encontro verdadeiro e profundo com Jesus” (como Zaqueu fez para ver Jesus passar entre a multidão na sua chegada a Jericó). “No fim, temos de ‘descer’ desta semana e pormo-nos a caminho, sair em Missão, na certeza de que Jesus fica connosco” (tal como ficou em casa de Zaqueu).

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
17432
Ontem
40319
Este mês
461123
Total
29713618
Visitantes Online
17