Imprimir

O Carnaval de Vila Facaia já é um marco histórico no concelho de Pedrógão Grande e tem alguns anos consecutivos de realização. Como recorda a autarquia, é hoje um dos mais conceituados da região, atraindo grande número de visitantes. Com o apoio do Município de Pedrógão Grande tem ganho nova dimensão e assume-se como o “Carnaval do Concelho”.

De acordo com o programa, divulgado pela autarquia, o Carnaval de Vila Facaia tem o seu ponto alto no “Domingo Gordo”, dia 23, com o tradicional corso como início às 14:00 pela principal artéria da aldeia, onde um júri faz a avaliação individual que à noite, no baile, será anunciada. A apresentação estará a cargo da conhecida humorista Ana Arrebentinha o “Furacão do Alentejo” e, pela primeira vez, por um artista local, Zé Manel, uma aposta nos valores locais. Carros alegóricos, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Maceira e o Grupo de Bombos de Viana do Castelo, completam o cortejo que desfilará perante o júri e centenas de pessoas que vibram com a qualidade dos carros, guarda-roupas e quadros apresentados, todos com a particularidade de serem criados e produzidos nesta aldeia pedroguense.
Ao corso segue-se o Baile de Carnaval no Salão da Casa da Cultura pelas 20:00, com a entrega de prémios e uma sessão de fogo-de-artifício às 24:00. O Carnaval de Vila Facaia encerra com o tradicional Enterro do Entrudo na quarta-feira á noite, quando forem 21:00, junto à Casa da Cultura.
Esta iniciativa distingue-se ainda pela participação dos foliões em geral, que são convidados a participar inscrevendo-se no concurso de máscaras com interessantes prémios, nas categorias de crianças, adultos e grupos. Todos os carros alegóricos recebem um prémio de participação de 200 euros.
Ana Arrebentinha estará na apresentação e o corso vilafacaense, agora promovido a “Carnaval do Concelho”, vive da sua própria genuinidade, com uma sarcástica visão do mundo com sátiras que vão desde o âmbito local ao global, bebendo das antigas práticas do entrudo que sempre teve grande expressão nesta aldeia. De tal forma que nas semanas que antecedem o evento, muitos são os que se envolvem na sua preparação e no desafio de conceber novas ideias ou de recriar personagens conhecidos.
Durante estes dias, as pessoas disfarçam-se com vestuário extravagante, usam chapéus de palha ou carapuça de óculos, bigodes postiços, tocam, cantam e dançam em coro ou à desgarrada, sintetiza a edilidade.

Atualizada em 16-02-2020.

 

ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10762
Ontem
13224
Este mês
218303
Total
32254970
Visitantes Online
16