Imprimir

O Município de Figueiró dos Vinhos, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Associação de Modelismo do Centro de Portugal vão promover uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa Velutina, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15:30, nas instalações do Centro Investe de Figueiró dos Vinhos.O evento é gratuito e não carece de inscrição prévia.

A Vespa velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, chegou à Europa há cerca de 15 anos e tem vindo a proliferar intensamente, com um número de avistamentos a aumentar, também, de forma considerável. Sendo uma espécie não-indígena e predadora da abelha europeia (Apis mellifera), tão importante para o equilíbrio do ecossistema, torna-se imperativo um maior conhecimento dos comportamentos desta espécie e a adoção de procedimentos preventivos e de combate à sua reprodução.
De acordo com a autarquia figueiroense, a sessão iniciará com a apresentação do "Plano estratégico municipal para combate à Vespa Velutina" e a divulgação dos dados relativos às intervenções realizadas em 2019 pelos serviços municipais. Seguidamente, Carlos Filipe, presidente da AMCP, abordará temas como o Ciclo Vespa Velutina e sua hibernação; a Dispersão territorial; a Identificação e métodos eficazes de destruição de ninhos; culminando com um workshop, que encerrará a sessão, sobre a Construção de armadilhas seletivas e a utilização de feromonas.
A autarquia recorda que, no âmbito do programa de “Apoio para a destruição dos ninhos de Vespa Velutina – 2019”, promovido pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Fundo Florestal Permanente, o Município de Figueiró dos Vinhos foi beneficiário de um apoio para a destruição de novos ninhos ao longo do ano de 2019.

ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10928
Ontem
13224
Este mês
218470
Total
32255137
Visitantes Online
21