Imprimir

Está decorrer na Sertã, a primeira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser. Trata-se de uma iniciativa que surge na sequência da Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler, resultando de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes) e a empresa Palser, também sediada na Sertã, esclarece a autarquia sertaginense em nota enviada à comunicação social.

Segundo as entidades organizadoras, este concurso “segue a matriz identitária da Maratona de Leitura e procura novas formas de aprofundar os seus objetivos, ou seja celebrar a leitura em voz alta e promover hábitos de leitura na comunidade”.
O concurso, que terá uma periodicidade anual, destina-se às Bibliotecas Escolares de Portugal, através da participação de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional). Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha. A organização colocou à disposição uma lista de livros, de forma a alargar o leque de opções dos participantes.
Um júri composto por três elementos decidirá depois os três primeiros prémios a atribuir por cada uma das categorias a concurso, ou seja leitura individual e coletiva. Os vencedores serão divulgados publicamente no final do mês de junho no sitio da internet www.maratonadeleitura.pt e o prémio será entregue no dia 4 de julho, durante uma cerimónia a decorrer no âmbito da nona edição da Maratona de Leitura.
Ainda de acordo com a edilidade, serão atribuídos seis prémios (três por cada categoria) no valor total de 2500 euros, sendo que os primeiros classificados recebem 1000 euros cada. Esta importância monetária reverte para a Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino a que o aluno pertence e terá de ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.
Todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada terão também a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na nona edição da Maratona de Leitura. Estes alunos receberão ainda um livro.
Os interessados poderão ainda consultar o regulamento do concurso e outras informações relevantes no referido sítio da internet da maratona de leitura.

ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
12599
Ontem
13232
Este mês
182453
Total
32219120
Visitantes Online
15