Imprimir

Até ao próximo sábado, dia 18 de janeiro, por esta região vão andar alunos italianos, alemães e romenos que estão a participar no programa Erausmus + da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal em Pedrógão Grande.

Ontem, 13 de janeiro, teve lugar o início desta semana de atividades e António Figueira, diretor pedagógico daquele estabelecimento de ensino reforçou à Rádio Condestável a importância destes projetos. Eles têm ajudado a crescer os alunos em várias dimensões, nomeadamente no seu percurso de vida e “tem contribuído para o alargar dos nossos horizontes, cultura e conhecimentos”, explicou.
Este é o terceiro projeto com que a ETPZP trabalha com as mesmas escolas, sendo que em dois assumiu o papel de entidade coordenadora e “tem sido uma experiencia positiva e gratificante pessoa e profissionalmente falando”.
Nestes programas estão sempre subjacentes os valores da União Europeia mostrando a estes jovens novas formas de “viver em comunidade em que há um determinado número de disparidades e diferenças”, disse. Porque é nos jovens que reside o futuro, cabe-nos a responsabilidade de lhes proporcionar estas oportunidades e tentar eliminar barreiras entre povos e as gentes da União Europeia”, acrescentou o diretor.
Um dos parceiros locais é a autarquia pedroguense e Margarida Guedes, vice-presidente da câmara, realçou este como o verdadeiro espirito da União Europeia e que deve ser replicado. Estes “são projetos que devem continuar e ser melhor abraçado. Dar oportunidade aos nossos jovens de verem o mundo e a Europa para se sentirem parte dela, disse. Comparando estes projetos a geminações, notou quo “o nosso território é a Europa e é importante podermos conhecer o espaço onde vivemos”.
Assim, ao longo desta semana de trabalho, irão estar envolvidos professores e alunos dos vários cursos, no sentido de se fomentar a interdisciplinaridade e a interculturalidade. Pretende-se que, ao longo destes dias que se pretendem de partilha, os parceiros conheçam hábitos e costumes da cultura portuguesa. Sem nunca esquecer o objetivo das reuniões de trabalho que são a concretização de um projeto transversal a todos os países a visitar.
Em Pedrógão Grande irão viajar pelo património, história, monumentos religiosos e artefactos de Pedrógão Grande, em estreita articulação com o Município de Pedrógão Grande, a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande e a Fábrica da Igreja), visitas ao museu e ruinas romanas de Conímbriga, aos templários (Convento de Cristo de Tomar) e à Universidade de Coimbra, jogos tradicionais (uma atividade que será desenvolvida em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande), entre muitas outras atividades.

ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
236
Ontem
11554
Este mês
99421
Total
31656213
Visitantes Online
6