Imprimir

Vai ter lugar no próximo dia 11 de janeiro, em Abrantes, a primeira Assembleia Eleitoral e a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da FAPOESTEJO - Federação de Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo, da qual fazem parte, do concelho da Sertã, as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Instituto Vaz Serra e do Agrupamento de Escolas da Sertã.

O presidente da direção é Rui Pedro Pires, do Agrupamento de Escolas do Carregado, sendo que Daniela Almeida do Instituto Vaz Serra assume um cargo de vogal na direção. A sede será no Carregado.
Assim, e de acordo com uma nota enviada à comunicação social, está prevista a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, dos três presidentes das referidas comunidades intermunicipais, de todos os presidentes de câmara destas regiões, de todos os diretores dos agrupamentos de escolas, bem como de todas as Federações Nacionais de Associações de Pais, a CONFAP (Confederação Nacional de Pais), e a CEAPA (Confederação de Pais Espanhola).
A FAPOESTEJO é a mais nova e maior Federação de Associações de Pais do nosso país, onde tem à sua responsabilidade a representação de três regiões, o Oeste, a Lezíria do Tejo, e o Médio Tejo, com uma área total de 9044 Km², conta com cerca de 128500 Alunos, de 876 Escolas, de 36 Municípios. Esta ideia surge de um grupo de Associações de Pais que já estão organizadas entre si, e realizam ações conjuntas desde 2016, o grupo tem crescido de forma consistente, com a realização de Encontros Regionais para as Associações de Pais e para os Encarregados de Educação, sempre focados na defesa do superior interesse das nossas Crianças e Jovens.
“É com esta união, de partilha de ideias, e opiniões diversas, que ajudaremos o Movimento Associativo Parental (MAP) a crescer, onde em conjunto com as escolas, as associações de pais, e os encarregados de educação, irão apresentar soluções conjuntas, e desenvolver projetos de desenvolvimento de capacitação parental, focando no objetivo da melhoria contínua da educação”, lê-se na referida nota.
De referir que as boas práticas e as necessidades comuns são debatidas e apresentadas diariamente numa plataforma digital comum; é com este dinamismo de uma participação próxima, ativa e proactiva, que estas sinergias que tanto caracterizam o MAP, irá ajudar a todos a crescer e a florescer.
A nova federação acredita que “enquanto pais e encarregados de Educação ativos e participativos, é nossa convicção que, na base da concretização desse derradeiro objetivo está uma eficaz articulação entre os diversos agentes educativos, designadamente as entidades externas à comunidade escolar, a escola enquanto instituição de referência na prestação do serviço público de educação, e a família enquanto instituição basilar da nossa sociedade e primeira interveniente na educação e formação da criança, sendo uma preocupação pelo Futuro e os seus novos desafios que se aproximam a passos largos”. A federação quer “uma escola que seja levada no coração pelos seus alunos e professores, que quem por lá passar, ainda sinta um enorme orgulho e reconhecimento, desejamos uma escola onde os seus alunos diariamente, de forma ativa vivam a cultura e a educação”.

ofertaB etpzp

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
11540
Ontem
12854
Este mês
99171
Total
31655963
Visitantes Online
10