Imprimir

É este o nome da exposição de fotografia que vai ficar patente ao público de 16 de janeiro a 29 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho da Sertã. A mostra assinala os dez anos da EUROACE.

De acordo com a autarquia, a exposição é composta pelas 29 obras finalistas da terceira edição do Prémio Internacional “Santiago Castelo”, que contou com uma elevada participação, com 156 obras apresentadas por 82 autores de Espanha e Portugal. O trabalho vencedor desta edição intitula-se ‘Al Despertar Vi un Avión. Menir do Outeiro’, de Sebastián Marín Ruano, e receberam menções honrosas as obras "Ceifeiras de Ervidel", de João Galamba de Oliveira; 'Jarramplas', de Mario Moreno Iglesias e 'La cara del pantano', de José Antonio Calderón Silos. 

A exposição será inaugurada no dia 16 de janeiro, pelas 17:00, contando na ocasião com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Sertã, do presidente do Centro da UNESCO da Extremadura, do vencedor do III Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo” e do presidente da EUROACE e Vice-Presidente da CCDRC.
Refira-se que as obras selecionadas reúnem diferentes momentos captados no território da eurorregião, onde se cruzam tradições, festas, figuras humanas, elementos do património cultural e variáveis paisagísticas do inestimável valor natural.
Criado em 2017, o Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, organizado pelo Centro Unesco de Extremadura, chega à sua terceira edição e, sem abandonar as suas características originais - a defesa e valorização do rico património cultural, artístico e natural da Extremadura -, o Prémio procurou expandir as suas fronteiras em proveito de uma nova vocação internacional e associou-se ao décimo aniversário da Eurorregião EUROACE. Tornou-se, assim, transfronteiriço e alargou a sua visão a Portugal, centrando-se especificamente no património natural e cultural da Eurorregião EUROACE, ou seja, nas regiões da Extremadura, em Espanha, e do Alentejo e do Centro, em Portugal.
Esta terceira edição do Prémio Santiago Castelo teve como tema o Património Natural e Cultural da EUROACE, contou com a colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do Alentejo e do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V-A, Portugal-Espanha 2014-2020 (POCTEP).
A exposição poderá ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
3488
Ontem
10232
Este mês
337630
Total
28801027
Visitantes Online
7