Imprimir

A EN238, um dos temas que há muitos anos tem sido notícia pelos piores motivos, volta a ser falado na Assembleia da República. As derrocadas têm sido uma constante ao longo dos anos, levando ao corte total da estrada. Recorde-se que em 2014 esteve totalmente cortada durante 44 dias, entre 13 de fevereiro e 29 de março. Desta feita, foram os deputados do Partido Socialista eleitos por Castelo Branco que interpelaram o Governo através do ministro da tutela. Fica, na íntegra, o teor da interpelação:

“Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Castelo Branco, Hortense Martins, Joana Bento e Nuno Fazenda, questionaram hoje o Governo sobre a requalificação da Estrada Nacional (EN) 238, que liga a Sertã a Ferreira do Zêzere e Tomar, na sequência dos frequentes desmoronamentos da montanha que obrigam ao seu encerramento.
Na pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, também subscrita pelo coordenador dos deputados socialistas na respetiva comissão, Hugo Costa, os parlamentares recordam que a EN 238 é a principal ligação entre os três concelhos, com grande utilização por veículos de transportes e de passageiros, “tendo um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico desta região interior do País, nomeadamente no cluster agroflorestal como uma ligação privilegiada ao pinhal”.
“A sua localização, sendo uma estrada de montanha, constitui em si um magnifico postal que muitas vezes, demasiadas vezes, é perturbado por derrocadas de terrenos, consequência de invernos rigorosos e da ausência de vegetação. Tais acontecimentos provocam o corte de estrada, por diversas vezes, por longos períodos que não se compadecem com a necessidade de circulação diária”, afirmam os deputados.
Por isso, “os eleitos do PS, os autarcas, as populações e os empresários da região que a EN238 serve, há muito que defendem uma intervenção profunda de requalificação do traçado existente, para segurança de mais de 5 mil utentes por dia e para o fomento e manutenção de mais de 1500 postos de trabalho”, lembra-se na pergunta ao Governo.
Os parlamentares socialistas sublinham também que “a EN 238 é uma das principais vias de escoamento de madeiras e material lenhoso que tem contribuído positivamente para a economia desta zona, só no Distrito de Castelo Branco tem mais de 600 mil hectares e mais de 330 mil são de floresta pura".
Salientando o relevo que é dado à floresta pelo Governo, destaca-se ainda o “mundo de oportunidades associadas aos recursos locais, e em particular nos nossos territórios, onde predomina o capital natural e florestal como são as comunidades do Pinhal Interior servidas pela EN 238, bem como todo o Distrito de Castelo Branco”.
É nesse sentido que os deputados do PS têm vindo a manifestar as suas preocupações aos vários governos, convictos de que “a remodelação desta acessibilidade constituirá um valioso contributo para a sedimentação dos esforços envidados nos concelhos do interior”.
Os parlamentares recordam também a recente recomendação feita ao Governo, no âmbito da Resolução do Plano Nacional de Investimentos aprovada na Assembleia da República, para que ‘“a EN 238 tivesse a devida atenção na correção do seu traçado e nos melhoramentos”, como se verifica, dada a sua necessidade, que mais uma vez aqui fica reafirmada, e com sentido de urgência”.
Assim, os eleitos do PS por Castelo Branco pedem esclarecimentos ao ministro da tutela sobre a existência de algum mapeamento dos pontos críticos na EN 238, bem como sobre as medidas “para, de forma urgente, evitar a repetição destes desmoronamentos”.
Em caso afirmativo, os deputados querem saber se está planeada uma intervenção na EN 238, se esta prevê a correção do traçado e quando e “em que moldes será feita”. “Será faseada ou será uma empreitada para todo o troço”, questionam.
“Nalguns pontos, existem ainda alguns abatimentos da plataforma, devido a alguns pontos dessa estrada estarem a ficar “descalços”, quando terão sido alvo de intervenção em 2014. No entanto, parece não ser suficiente e ser necessário uma análise para eventual reforço ou reparação”, questionam ainda os deputados do PS. “

Foto: Arquivo Rádio Condestável


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6973
Ontem
9356
Este mês
214883
Total
28190268
Visitantes Online
17