Imprimir

O Centro Social São Nuno de Santa Maria (CSSNSM), instituição que tem como valências a creche, o jardim-de-infância, o apoio domiciliário, o centro de dia, o lar residencial e a Unidade de Cuidados Continuados apresentou no passado sábado, 30 de novembro, o seu orçamento e o plano de atividades para o próximo ano. Entre despesas e receitas prevê um resultado positivo de aproximadamente 45 mil euros.

Apesar destes números, Joaquim Patrício, presidente da Direção desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) manifestou-se preocupado com o aumento do salário mínimo que não virá acompanhado do aumento das comparticipações do Estado para o setor. “O que está em causa é a sustentabilidade das instituições. Na minha ótica o aumento do salário mínimo é extremamente justo, o que está em causa é que esse custo reflete um aumento da ordem 6% e eu, sinceramente, não estou a ver como é que o Estado pode acompanhar as comparticipações numa taxa tão grande”, confessou.
Apesar destas condicionantes, o CSSNSM vai avançar com o aumento do número de camas através da estrutura edificada na ala poente e da construção de módulos habitacionais na Casa da Poesia para aumentar as receitas. “O projeto de ampliação do Lar é, na ótica da direção, a única forma de conseguir a tal sustentabilidade, porque o aumento de camas permitirá algum diferencial entre os gastos e os ganhos que permita garantir essa sustentabilidade”, disse.
Joaquim Patrício referiu ainda que o empréstimo contraído no início da construção do edifício da Casa da Poesia no valor de 3 milhões de euros está quase liquidado, “apesar de termos tido resultados positivos nos últimos 10 anos, temos algumas dificuldades de tesouraria que se refletem nos 20.400,00 € que temos de pagar mensalmente face ao financiamento de Médio/Longo prazo de aproximadamente 3 milhões de Euros, apesar de grande parte desse financiamento estar liquidado faltando “apenas liquidar 793 mil euros”, explicou e tal “coloca-nos na fase final desse financiamento, e a ampliação do numero de camas virá ajudar a acabar de pagar o que falta”, reforçou.
De referir que esta instituição presta apoio a 260 utentes nas suas várias valências.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6971
Ontem
9356
Este mês
214881
Total
28190267
Visitantes Online
17