Imprimir

O concelho de Pedrogão Grande voltou a cumprir uma tradição com mais de 100 anos na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro.

A Sociedade Filarmónica Pedroguense saiu da sua sede e percorreu algumas das ruas da vila a tocar o hino da Maria da Fonte. Uma das paragens obrigatórias aconteceu em frente ao edifício da Câmara Municipal onde se tocou o Hino Nacional e foi hasteada a Bandeira Nacional.
Desde que chegou à Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves tem todos os anos aproveitado esta ocasião para promover uma lição da nossa história, e desta vez disse que “há mais de 100 anos que temos a nossa filarmónica a tocar sempre à porta da câmara. Desde que cá cheguei achei por bem ter as portas abertas para os receber e ao mesmo tempo promover algumas conferências sobre o antes e o depois do 1º de dezembro de 1640”.
Este ano coube ao historiador e pedroguense Luis Cunha falar sobre a 4ª dinastia que viria a levar à nossa perda de soberania e a Restauração da República em 1640. No seu entender só se dá a Restauração da República porque Espanha estava a braços com uma revolta na Catalunha e foi preciso Portugal participar na defesa da coroa desguarnecendo o país, estavam aí criadas as condições para Portugal se ver de novo como nação independente.

“Naquela altura o Rei Filipe III, (II de Portugal) estava a braços com uma revolta na Catalunha e ele necessitou da presença dos portugueses lá para o ajudarem a defender a coroa e então levou as pessoas daqui. E aqui aproveitou-se a ocasião, os Conjurados invadiram o Paço da Ribeira, prendem a vice-rainha, a duquesa de Mântua. Acabam por matar Miguel Vasconcelos e vieram proclamar a República para a varanda e assim nasceu muito resumidamente a 4ª Dinastia”, explicou.
A promessa ficou mais uma vez reiterada que a Sociedade Filarmónica Pedroguense continuará a manter a tradição e a câmara aberta para falar da nossa história nesta noite.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6965
Ontem
9356
Este mês
214875
Total
28190261
Visitantes Online
15