Imprimir

Oriunda do grupo parlamentar do PSD, chegou à redação da Rádio Condestável algumas perguntas que este grupo dirigiu ao Governo, sobre o impasse nas obras da Escola Secundária da Sertã. Na íntegra, apresentamos essa interpelação.

   "O grupo parlamentar do PSD acaba de apresentar uma pergunta ao Governo sobre a requalificação e modernização das instalações da Escola Secundária da Sertã, distrito de Castelo Branco. As obras iniciaram-se em setembro de 2018 e tinham a previsão de duração de um ano, mas foram suspensas em abril de 2019, por razões relacionadas com a estrutura do edifício.
Os deputados do PSD querem saber se o “Ministério da Educação irá assegurar o melhoramento imediato e significativo das condições de conforto térmico e dos meios materiais das salas de aula”.
No dia em que decorre uma greve nacional de pessoal não docente, com centenas de escolas encerradas por todo o país, os deputados social-democratas questionam o ministério de Tiago Brandão Rodrigues sobre se irá haverá cabimento orçamental no próximo ano para a recuperação da escola. 
O PSD constata que “existem turmas a frequentar três edifícios distintos, localizados a cerca de 300 metros entre si e que as salas de aula provisórias, na sua maioria sem aquecimento, são pequenas para as turmas de 30 alunos, não permitem a utilização adequada das tecnologias de informação e comunicação e, em alguns casos, têm saída direta para a rua, permitindo a entrada de chuva e lamas bem como do ar frio que pode chegar aos três graus negativos no pico do inverno”.
De acordo com os deputados social-democratas, o protocolo assinado entre o município da Sertã e o Ministério da Educação definiu a distribuição de responsabilidades: 44.117.64 euros para cada entidade (autarquia e Ministério) e 500.000 euros suportados por verbas do Fundo Social de Desenvolvimento Regional, no âmbito de Programa Operacional Centro 2020.

As perguntas dos deputados do PSD
1 - Qual será o montante previsto para da rúbrica da Requalificação e Modernização das instalações da Escola Secundária da Sertã no Orçamento de Estado de 2020?
2 - O Ministério da Educação irá assegurar o melhoramento imediato e significativo das condições de conforto térmico e dos meios materiais das salas de aula, a fim de solucionar os problemas acima descritos, nomeadamente com a instalação de contentores?
3 - O Ministério da Educação irá assegurar que as intervenções estruturais não recorrerão ao orçamento privativo do Agrupamento de Escolas da Sertã?
4 - Está o Ministério Da Educação, na pessoa do Sr. Ministro da Educação, em condições de assegurar, por escrito, todas as diligências necessárias para retomar e concluir as obras de requalificação da Escola Secundária da Sertã?

Palácio de São Bento, 28 de novembro de 2019
Deputado(a)s
CLÁUDIA ANDRÉ(PSD)
LUÍS LEITE RAMOS(PSD)
FIRMINO MARQUES(PSD)
ANTÓNIO CUNHA(PSD)
JORGE SALGUEIRO MENDES(PSD)
JOÃO GOMES MARQUES(PSD)"

Notícia atualizada em 02-12-2019.

Foto: Arquivo RC


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6987
Ontem
9356
Este mês
214897
Total
28190282
Visitantes Online
15