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O Município de Proença-a-Nova promoveu uma reunião de trabalho com os agentes turísticos do concelho, nomeadamente hotelaria, alojamentos locais, restaurantes e empresas de animação turística, com a presença de 19 empresários e do professor de turismo do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova que ficaram a conhecer os investimentos previstos para o próximo ano, bem como o calendário de eventos e a participação da autarquia em feiras da especialidade, revelou a autarquia em nota enviada à comunicação social.

“É importante que os investimentos que se fazem, quer privados, quer públicos, estejam articulados de modo a potenciarem a cadeia de valor para a criação de riqueza e para a promoção e divulgação do território”, referiu o presidente da câmara João Lobo.
O autarca apresentou, em traços gerais, as estatísticas do setor do turismo em 2019, tanto a nível nacional como na região Centro, que em ambos os casos têm apresentado aumento ao nível das dormidas. A projeção é que o país deverá atingir os 27 milhões de hóspedes pela primeira vez, mais dois milhões do que em 2018, e que a receita turística aumente 6%. No caso do rendimento médio por quarto disponível, a nível nacional encontra-se nos 66 euros, enquanto que na zona Centro esse valor é de 31,7€, mostrando como ainda há trabalho a realizar pelas diferentes tipologias de alojamento.
Na estratégia desenvolvida para 2020-2030, o Turismo da Região Centro de Portugal definiu cinco pilares que pretende promover: cultura, história, património e gastronomia e vinhos; natureza, wellness, turismo ativo e desportivo e mar; turismo espiritual e religioso; turismo corporate e empresarial; e lifestyle, inspirational e novas tendências. É também neste âmbito que o Município está a canalizar os seus investimentos, nomeadamente com as intervenções programadas para a Serra das Talhadas, a praia fluvial da Aldeia Ruiva, a conclusão da Grande Rota da Cortiçada e a aposta continuada na gastronomia tradicional do concelho (alguns dos quais com festivais gastronómicos já programados para o próximo ano).
Para o sector do turismo em específico, o Município irá desenvolver um conjunto de formações técnicas no sentido de qualificar os agentes turísticos, a começar pelo inglês tendo em conta que o Reino Unido continua a ser o principal país de origem de quem nos visita. Na reunião, o vice-presidente, João Manso, desafiou os presentes a testarem os seus conhecimentos sobre o turismo do concelho através do jogo kahoot que, de forma informal, foram respondendo às questões apresentadas. Os empresários presentes tiveram igualmente a oportunidade de deixar as suas sugestões, pedidos, inquietações e receberam um dossier que será completado com conteúdos sobre o património material e imaterial e que será usado como ferramenta de trabalho na divulgação do concelho. “O caminho faz-se caminhando e se o fizermos em conjunto chegaremos sempre mais longe”, sintetizou João Lobo no final da reunião.


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