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O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a nessidade derequalificação da EN238, dado o seu estado de degradação e importância da mesma.
Apresentamos na íntegra o documento que o BE entregou na Assembleia da República.

"Assunto:Necessidade de Obras de Requalificação da Estrada Nacional 238
Destinatário:Ministro das Infraestruturas e Habitação

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
A Estrada Nacional 238 (EN238) é a principal ligação rodoviária entre os municípios da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar. Esta via tem uma enorme relevância para o desenvolvimento económico da região e para as suas populações. A EN238 é percorrida diariamente por centenas de veículos, muitos em movimentos pendulares, e em transporte de mercadorias com enorme afluência de e para os municípios por ela servidos.
A importância da EN238 tem sido reiteradamente sublinhada pelos autarcas da região, através das Assembleias Municipais e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM ainda em janeiro deste ano. Estes afirmam tratar-se de uma via de crucial importância para os seus municípios, pelo que se impõe a sua conversão numa ligação de qualidade. As populações reconhecem ser uma estrada fundamental para o comércio local, para o turismo e para minorar
as desvantagens da interioridade.
Os desmoronamentos das barreiras da EN238 têm sido uma realidade durantes os últimos anos, em 2014 o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere foi afetado pelo desmoronamento de uma barreira, interrompendo a circulação rodoviária durante cerca de dois meses. Os estragos e a consequente interrupção da via causaram um enorme transtorno aos seus utilizadores, com particular incidência no comércio e nas pequenas e médias empresas locais. Estas empresas viram aumentados os seus custos de operação, pois foram obrigadas a desviar o tráfego das suas mercadorias por estradas alternativas, em percursos mais longos, tornando o transporte mais dispendioso. Ainda no passado dia 8 de novembro de 2019, a queda de uma pedra para a via levou ao acidente de um utente que a percorre todos os dias por questões laborais de Cernache do Bonjardim a Ferreira do Zêzere e vice-versa.
As obras de reparação que se têm feito servem para resolver casos pontuais, porque a via continua a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais, mesmo que se fale de uma requalificação estrutural desde 2008. O perigo de novos desmoronamentos de barreiras mantem-se. A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se. E mantem-se o mau estado de conservação do pavimento, num percurso repleto de curvas muito apertadas e muito perigosas.
Todos estes fatores constituem um perigo iminente para as pessoas e viaturas, além do prejuízo para a dinâmica económica da região.
O abandono e o não investimento em infraestruturas básicas situadas em zonas interiores do país, como é o caso do troço da EN 238 Roda – Ferreira do Zêzere que é o troço mais problemático, impedem o desenvolvimento sustentável de economias baseadas em recursos locais, frequentemente os únicos que aí poderão assegurar desenvolvimento.
Será incompreensível que a estas populações, já tão despojadas de serviços públicos, serviços de proximidade e oportunidades de emprego, continuem negadas, por muito mais tempo, vias de comunicação seguras, rápidas e promotoras do desenvolvimento.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministro das Infraestruturas e Habitação, as seguintes perguntas:
1.Tem o Ministério conhecimento desta situação que constitui um perigo iminente para as pessoas e viaturas?
2.Está prevista a requalificação da referida via fundamental para as populações que serve? Se sim, para quando? E em que moldes?

Palácio de São Bento, 23 de novembro de 2019

Deputado(a)s
FABÍOLA CARDOSO(BE)
ISABEL PIRES(BE)
MARIA MANUEL ROLA(BE)"


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