Imprimir

Assinalam-se hoje, dia 20 de novembro, os 30 anos sobre a aprovação por unanimidade pelas Nações Unidas da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Este documento enuncia um vasto conjunto de direitos fundamentais (civis, políticos, económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, assim como as respetivas disposições para a sua aplicação.
Na Sertã, a Alameda da Carvalha está transformada num grande estendal feito pelas crianças desde o pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico do concelho a lembrar aos adultos os seus direitos.
Ilda Bicacro, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Sertã, lembrou que o grande objetivo desta iniciativa é envolver todos e isso foi conseguido, pois “é evidente que há aqui um trabalho enorme das educadoras, das professoras e das famílias mas o objetivo também era esse, era pôr toda esta gente a falar sobre esta temática”.
Esta responsável ficou muito sensibilizada com o que viu nas crianças de tenra idade a falarem sobre os seus diretos, foi como se o que está escrito na Lei ganhasse vida e “esta atividade foi tornar a lei viva, passou a pertencer às crianças, à escola, às famílias, a pertencer à sociedade, porque nós ao fazermos este estendal, é precisamente para isso, é para mostrar a mensagem das crianças”, disse. No que toca aos direitos, Ilda Bicacro acredita que estão todos na lei, reconhecendo que há no entanto franjas que ainda não estão salvaguardadas. “Por muito bem que se faça há sempre forma de fazermos melhor, e muitas vezes nós fazemos muito bem com a maior parte das crianças e dos jovens, depois há umas franjas de que nos vamos esquecendo, ou porque andamos com muito trabalho, ou porque de facto não temos sinal de problemas, e portanto há sempre coisas a melhorar”, afirma.
Durante todo o dia de hoje também na Alameda da Carvalha, decorre o “Dia do Pijama”, em que crianças, professores e educadores estão de pijama, símbolo do conforto e bem-estar proporcionado pela família. Esta iniciativa vai terminar na próxima sexta-feira com um debate que terá por base os direitos das crianças. 
Este debate contará com a presença de Margarida Mesquita do Instituto Superior das Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa para falar sobre “Ser criança em Portugal”, da escritora Celeste Gonçalves para falar sobre "Os Direitos da Criança na Literatura para a Infância - sua importância", a “Exploração e abuso sexual de crianças”, de Diogo Vicente (GNR) e “Escutismo: Movimento Seguro” com Ivo Faria (Chefe Nacional do Escutismo). Após estas apresentações seguir-se-á um debate moderado pelo jornalista Rui Lopes.
Esta semana dos Direitos da Criança é dinamizada pelo Município da Sertã, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Sertã, pelo Projeto Bússola e pelo Agrupamento de Escolas da Sertã.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6937
Ontem
9356
Este mês
214847
Total
28190232
Visitantes Online
13