Imprimir

Fraternidade de Nuno Álvares junta mais de 500 pessoas no berço do Santo Condestável…Cernache do Bonjardim foi o palco escolhido pela Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), uma associação de escuteiros adultos, para realizar o seu encontro anual. Está a decorrer hoje, dia 9 de novembro.

Durante a manhã aconteceu o descerrar de uma placa comemorativa do evento, um cortejo entre a rotunda de S. Nuno e a Igreja do Seminário das Missões, na companhia do andor de S. Nuno, uma missa presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias e um almoço partilhado, em família. “A família” foi, de resto, o tema escolhido para as atividades deste ano.
O dia é maior e decorre na terra onde o patrono da FNA nasceu, visando homenagear e assinalar o Dia de S. Nuno de Santa Maria que se comemorou no passado 6 de novembro, explicou à Rádio Condestável, Domingos Leal do Paço, presidente nacional da FNA. Cernache foi o local escolhido porque “era o sítio onde, em família, devíamos vir. Era uma obrigação e um compromisso para com ele, que nos ilumina e encaminha no fazer bem e no sermos homens com ‘H’ grande”, justificou.

Fundada há 65 anos pelo Corpo Nacional de Escutas com o objetivo de juntar os antigos escuteiros, esta é uma associação cujos elementos, no dia-a-dia, se dedicam essencialmente a ações de voluntariado e solidárias. Em todo o país realizam ações a nível ambiental, social, acompanham nos centros sociais e paróquias onde estão implantados, entre outras ações.
Hoje em Cernache marcam presença cerca de 500 pessoas, alinhadas com o tema anual e será também apresentado todo o trabalho feito em cada região no âmbito do referido tema. A apresentação da primeira edição de um livro da autoria de um associado também faz parte do programa de atividades. Estão na Vila seis regiões com direções regionais, a par de outras que ainda não possuem esse estatuto. Para o futuro a fraternidade tem como objetivo “apostar na expansão, chegar onde não existe FNA e fazer lá atividades para demonstrar que vale a pena aderir”, disse o responsável da FNA, notando que “hoje já tive aqui a notícia de que talvez aqui em Cernache se forme um núcleo”.
De referir que existem cerca de 84 mil escuteiros adultos em todo o mundo.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5182
Ontem
12678
Este mês
234365
Total
27775583
Visitantes Online
23