Imprimir

Após os incêndios de 2017, foram muitos os quilómetros de percursos pedestres destruídos no concelho de Oleiros. Foram 80 km que a câmara reabilitou ao nível “da sinalética, infraestruturas de apoio, pontes e passadiços, remoção de vegetação, regularização de algumas plataformas, reconstrução de muros em xisto e remoção de resíduos, bem como a reconstrução de alguns açudes”, disse à Rádio Condestável o vereador da autarquia, Paulo Urbano.

Tratou-se de um investimento de cerca de 137 mil euros, apoiado pela União Europeia.
Com a passagem do fogo algumas infraestruturas ficaram a descoberto, como por exemplo “algumas baterias das Invasões Francesas e a câmara vai agora reconstruir, remover a vegetação e identificar essas baterias”, reforçou o vereador. Ficaram também à vista inúmeras calçadas e muros de suporte para a agricultura. “É um património riquíssimo que queremos preservar”, adiantou.
Paralelamente existe a floresta que agora terá de fazer o seu percurso de regeneração, mas isso levará tempo, sublinhou. Um dos locais fortemente atingido foi o Vale da Fraga de Água D’Alta, na freguesia do Orvalho. O futuro daquele espaço passa pela sua classificação como Património Natural no entanto, neste momento “o vale está a ser invadido pelas acácias que, com a entrada de mais claridade crescem a um ritmo alucinante”, ilustrou, adiantando que “apesar das tentativas de combate feitas pela câmara o trabalho não está a ser fácil”. Aquele era um local onde prevalecia a floresta laurissilva com o azereiro ou o medronheiro em destaque e “que está no vale há centenas de anos”, notou Paulo Urbano.
Neste trabalho de recuperação do património estão também os moinhos e açudes que existiam ao longo de algumas das ribeiras. Quando os passeios eram feitos alguns estavam a laborar para exemplificar como era feita a moagem dos cereais nestes territórios.
Prevê-se que a reabilitação destes espaços de lazer esteja concluída antes do final do ano.
De salientar que este é um dos investimentos a ser efetuado no âmbito das Infraestruturas Municipais de Lazer afetadas pelos Incêndios de 2017 e que perfazem um total de cerca de 500 mil euros.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
623
Ontem
26811
Este mês
156302
Total
27697519
Visitantes Online
10