Imprimir

É este o tema da 3ª edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, e que decorrerá em 2020.

Foi aprovado em reunião de câmara realizada a 4 de novembro, precisamente no dia em que se assinalou 420 anos da morte de Pedro da Fonseca, refere a autarquia em nota enviada à comunicação social.
A temática desta edição engloba as tradições e pratos típicos como a tigelada, o plangaio, o maranho, o pão e broa em forno de lenha, os que resultem da matança do porco, o afogado da boda, o cabrito assado, o bolo finto, as broas de mel, a salada de almeirão, as filhós, o queijo de cabra ou outros que derivem dos recursos do território e que nele sejam tradição. Esta escolha, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo valorizar o património material e imaterial do concelho, neste caso concreto, a cultura gastronómica, reforçando a aposta que o Município tem feito através dos festivais gastronómicos do seu calendário anual. Destacam-se os festivais Adega Típica, Sopas e Condutos, Cereja e Limão, Tigelada e Mel, Plangaio e Maranho e Mercado dos Sabores de Natal, ou da participação em iniciativas como o concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal em que a tigelada ficou entre os 28 finalistas a nível nacional.
Os interessados em participar deverão entregar os trabalhos entre o primeiro dia útil de janeiro até ao último dia útil de fevereiro. Todos os cidadãos poderão participar, desde que os trabalhos sejam redigidos em Língua Portuguesa. O regulamento está disponível na página da internet do Município de Proença.
A este propósito, no dia 7 de dezembro, pelas 17:00, na Casa das Associações, é apresentado o livro resultante da segunda edição que decorreu em 2018, cujo tema foi o ritual das Janeiras e a da Encomendação das Almas.
A iniciativa é aberta ao público em geral.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
654
Ontem
26811
Este mês
156332
Total
27697550
Visitantes Online
10