Imprimir

O Rancho Folclórico do Clube Bonjardim, Nesperal e Cernache do Bonjardim celebrou este sábado, 2 de novembro, o seu 29º aniversário com um jantar de gala. Marcaram presença os elementos do rancho e as suas famílias, bem como muitos amigos.

Nuno Leitão, presidente da coletividade não tem dúvidas ao afirmar que este rancho é “digno embaixador desta terra, sem vaidades e com forte espírito de missão” e por isso tem por objetivo “fazer crescer o movimento do folclore e não deixar morrer as nossas tradições e a alma do povo, as suas danças e cantares”, notou.
No que diz respeito a atuações, o ano de 2019 foi, no entender de Nuno Leitão, “excelente”, disse, recordando a presença no Folk Madeira, o maior Festival de Folclore da Ilha da Madeira, com transmissão televisiva, “onde o nome da nossa terra passou nos quatro cantos do mundo”. Além disso “espalhámos perfume das nossas atuações um pouco por todo o país”, recordou, considerando que o grupo que lidera “está hoje num patamar de excelência, mas queremos mais e melhor” e por isso pediu ainda mais empenho aos seus elementos. Aproveitou também a ocasião para homenagear todos os fundadores do rancho. No próximo ano está em vista uma possível saída para o estrangeiro, a qual poderá passar por um intercâmbio.

Em representação do presidente da Câmara Municipal da Sertã, António José Simões agradeceu o trabalho que estão a fazer ao levar bem longe o nome do concelho, como aconteceu este ano no Folk Madeira. Tudo isto só se consegue com muito trabalho e António José Simões reconheceu que “estar à frente de uma coletividade é dar de si, tempo e sacrifício”, disse, dando os parabéns à coletividade.
Miguel Vieira, tesoureiro da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais agradeceu igualmente o esforço pela manutenção das tradições e pelo facto de conseguir juntar tanta juventude. “Sendo o rancho um regresso ao passado é gratificante olhar para este grupo e verificar que existe aqui tanta gente nova que ainda se apega às tradições do passado”, sublinhou.
Esta ocasião foi aproveitada para homenagear Nuno Leitão. Os elementos do grupo lembraram, por isso, alguns dos sonhos que conseguiu concretizar como por exemplo a ida à Madeira, a compra de um autocarro e de uma carrinha, a concretização de uma sede própria. “Não é qualquer pessoa que consegue concretizar tudo isto. Temos orgulho no nosso grupo mas mais ainda em te ter (Nuno Leitão) como nosso presidente, que lutas por isto todos os dias. Sem ti não estaríamos tão fortes”, atestou um dos elementos.
De referir que este rancho não é só folclore e nos últimos anos tem participado em vários torneios de Futsal, pelo que em 2020 é provável que a equipa se desloque à Madeira para participar num intercâmbio desta modalidade, adiantou à Rádio Condestável Nuno Leitão.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
596
Ontem
26811
Este mês
156274
Total
27697491
Visitantes Online
9