Imprimir

A Filarmónica Pedroguense (FP) celebra hoje o seu 156º aniversário e a partir das 18:00 terá lugar um concerto comemorativo na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande.

Sob a direção artística de Bruno Cruz, a aniversariante recebe como convidada a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos para um concerto conjunto que terá, em simultâneo, mais de 60 músicos, revela a autarquia pedroguense em nota enviada à comunicação social. Nesta atuação, composta por temas conhecidos do grande público, haverá ainda a participação especial do solista Daniel Frazão.
Conforme recorda a edilidade, perde-se no tempo a data da fundação da Filarmónica Pedroguense. Porém, os primeiros registos históricos remontam a 1863, sendo à época pároco em Pedrógão Grande, o Padre Albino Simões Dias, da Benfeita, tio do poeta José Simões Dias. Nessa época, terminou a escola de Latim sediada na Rua Rica e fundou a FP que envolve perto de 50 pessoas, sendo a sua Banda de Música constituída atualmente por cerca de 30 elementos, onde predomina a juventude.
A Escola de Música conta atualmente com cerca de 15 alunos, sob a orientação do Maestro Bruno Cruz, bem como com a ajuda de alguns músicos com mais experiência.
É uma Associação sem fins lucrativos, rege-se pelos seus Estatutos e Regulamento Interno e tem o dever de proporcionar o enriquecimento musical a todos os que querem aprender música.
Pela sua já longa carreira, apresenta um vasto reportório que tem honrado e dignificado o bom nome da vila de Pedrógão Grande em diversos pontos do país e, claro está, nos festejos religiosos do concelho. São disso exemplo a festa de Nossa Senhora dos Milagres, a Semana Santa, Senhor dos Passos e Páscoa, bem como em datas memoráveis, como o 25 de Abril e 24 de julho (feriado municipal) e ainda em Lisboa com a participação no 3º Desfile Nacional pelo Movimento 1º Dezembro na Av. da Liberdade, enumera-se na referida nota.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1244
Ontem
6860
Este mês
225873
Total
27428351
Visitantes Online
5