Imprimir

Produto é âncora do território… A Vila de Alvaiázere, Capital do Chícharo, recebe este fim-de-semana o 17º Festival Gastronómico do Chícharo, iniciativa integrada na 39ª Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA).

Se as atividades económicas são importantes para medir o desenvolvimento de um território, não menos importante é o aproveitamento do que é local e diferenciador. Neste contexto, o chícharo, leguminosa que “é produto âncora do território” e que foi a base da alimentação da população local, é hoje um produto chave e de onde se têm estado a retirar potencialidades, lembrou Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, na abertura de mais uma edição do festival. Deste modo, integrado neste certame, decorrerão “mesas redondas com empresários, convidando oradores especializados para nos despertar e sensibilizar para temáticas como a economia circular ou gastronomia e o turismo para o desenvolvimento económico”, deu conta Célia Marques, presidente da câmara organizadora do evento. Este é assim um fim-de-semana em que se pretende “enaltecer as características únicas dos nossos produtos endógenos”, como por exemplo, para além do chícharo, o queijo, o mel, o vinho, o cabrito e as ervas aromáticas, entre outros.

Célia Marques revelou ainda que está a ser trabalhada, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere (ADECA), a criação da Identificação Geográfica Protegida (IGP) do chícharo, “criando assim uma classificação específica para este produto, conferindo-lhe mais qualidade e valor no mercado”, disse.
Quanto ao projeto “Alvaiázere Mais”, que tem estado a ser desenvolvido na autarquia para captar novas empresas e empreendedores, “tem já 18 empresas encubadas, 16 jovens empreendedores apoiados e 12 empresas com pré-reservas de lotes industriais, algumas das quais representados este ano no festival”, enumerou a edil. Tal é motivo de “alento para continuar a trilhar o caminho que estamos a fazer”, reforçou.  

Na mostra económica estão presentes 40 empresas, na mostra de artesanato são 45 os artesãos e na mostra de produtos contam-se 52 produtores. As solicitações aumentam de ano para ano e com este dinamismo a autarca pondera “reestruturar e ampliar a área afeta ao evento”, confirmou.
Quanto ao cartaz musical apresenta esta noite os "Birds are Indie” e o “Pedro Abrunhosa & Comité Caviar”. Amanhã domingo será transmitido, a partir da Capital do Chícharo, o programa da TVI “Juntos em Festa”, durante a tarde destaque para a atuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, e os concertos dos grupos “Cavaquinhos da Pedreira” e “Adufe e Alguidar”. A encerrar o certame, tem lugar o Festival Internacional de Acordeão e a atuação de Emanuel.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1382
Ontem
6860
Este mês
226010
Total
27428488
Visitantes Online
14