Imprimir

Empresa assinalou dez anos no concelho… A empresa tecnológica OutSystems multiplicou numa década, por dez, o número de trabalhadores no polo de Proença-a-Nova, que passaram de sete para 70. A empresa espera atingir nos próximos três anos os 200 colaboradores. 

E foi com este gosto por ter feito acontecer que se assinalaram 10 anos de permanência em Proença-a-Nova, um concelho a 250 km de Lisboa.
O dia de aniversário foi aproveitado, entre outras ações, também para fazer contas. João Lobo, presidente da autarquia local deu conta que o impacto direto de cada um destes elementos, no Município, é de 3 a 4 mil euros por ano”. Assim, o impacto financeiro total é de cerca de 365 mil euros, disse o autarca, ou seja, “já pagou este edifício (sede da OutSystems)”, rematou, acreditando que “vamos fazer um caminho mais longo”.
A empresa tem ainda contribuído para o aumento da natalidade local, sendo que, nestes dez anos, já nasceram duas dezenas de crianças, filhos de colaboradores da empresa. O responsável recordou ainda que 90% destes funcionários são oriundos de fora do concelho de Proença-a-Nova.
Com a fixação desta empresa foi possível quebrar o mito de que aqui não há pessoas qualificadas. Se não há, formam-se. Foi o que aconteceu recentemente, como explicou Ricardo Araújo, responsável pelo polo local. “Hoje já estão 14  postos de trabalho criados, dos 19 que formámos e treinámos. As empresas que diziam que não havia pessoas formadas, demos-lhes essas pessoas qualificadas”, sustentou.

Hoje é Secretário de Estado para a Valorização do Interior, mas há dez anos, João Paulo Catarino era o presidente da câmara que deu forma ao sonho, porque “sabia que era aqui que estava o fator diferenciador. Era aqui que podíamos ter jovens altamente qualificados a trabalhar, daqui para o mundo”, notou João Paulo Catarino. "A OutSystems será, nos próximos dez anos, uma das maiores empresas do mundo e o escritório de Proença terá todas as condições para continuar a acompanhar esse crescimento, saibamos nós construí-lo e fazê-lo em conjunto”, desejou.
A propósito da vinda da empresa para este concelho, Rui Pereira, um dos administradores, lembrou como tudo aconteceu neste desafio, que chegou a estar prestas a ser abandonado. Hoje é uma parte integrante da estrutura da empresa e aos que fazem parte deste projeto deixou uma mensagem de evolução, aconselhando a que “procurem o vosso caminho, não se acomodem. O tempo passa rápido e há sempre gente nova, com mais energia, com mais conhecimento. Porque todos envelhecemos, pensem como é que, no futuro, podem continuar a ser relevantes e a procurar a vossa evolução”. A empresa conta atualmente com cerca de 1.070 colaboradores (cerca de 600 só em Portugal).
Atualmente existem duas empresas parceiras da OutSystems, a Babel e a Noesis e, dentro em breve chegará a Everis, anunciou João Lobo. Deste modo, Proença continuará a ser um “polo de desenvolvimento consolidado da OutSystems e vamos continuar a produzir talento para o mundo. A empresa traz a expetativa de crescer até 50 postos de trabalho numa primeira fase e vamos dar-lhe instalações para isso”, garantiu.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1721
Ontem
12298
Este mês
130588
Total
27671805
Visitantes Online
14