Imprimir

Pelo segundo ano consecutivo, a Praia Fluvial da Aldeia Ruiva recebe até dia 29 de setembro, o Aldeia Djembe Camp, um acampamento internacional que oferece formação nas áreas da dança, doundoun-dance, percussão africana com diversos níveis - iniciado, médio, avançado e master class - e ainda aulas privadas e em grupo de kora e balafon e que, este ano, conta com 25 formandos.

O objetivo desta iniciativa passa também, de acordo com a autarquia de Proença, por proporcionar aos participantes “a oportunidade única de passar cerca de uma semana num ambiente de convívio, rodeados por natureza, cultura, música, dança, histórias, gastronomia local e africana, projeção de documentários, filmes, debates, concertos e passeios pedestres num ambiente descontraído e propício ao desenvolvimento de um verdadeiro sentimento de comunidade entre todos”, revela a organização, a cargo de André Soares (Dez), André Silva (Gandhi), Nathan Berg e Daniel Pies. “Uma aldeia é isso mesmo, um aglomerado de caras familiares que caminham na mesma direção, aprendendo em conjunto”.
O Aldeia Djembe Camp tem como público alvo “não só pessoas que têm ou tiveram na sua vida alguma relação com a percussão e a dança africana, mas também curiosos que queiram dar os primeiros passos e adquirir um maior conhecimento sobre esta cultura”. E os participantes vêm de vários países da Europa (Polónia, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Portugal) e de África (Angola e Guiné-Conacri), numa verdadeira multiculturalidade que em comum tem a paixão pelos ritmos africanos.
Para além da vertente de aprendizagem, há ainda outras iniciativas paralelas que envolvem a comunidade local. No dia 24 de setembro, quem quiser pode ir experimentar as aulas abertas de dança e de percussão – entre as 16:00 e as 17:30 – com inscrição prévia no Posto de Turismo de Proença-a-Nova (postodeturismo@cm-proencanova.pt ou 939 623 269). No dia 28 de setembro, e incluído no Festival do Plangaio e do Maranho, em Sobreira Formosa, a partir das 20:30, será realizado o espetáculo final do Aldeia Djembe Camp em que os formandos apresentarão os novos conhecimentos adquiridos. Pelo meio, a 23 de setembro, os participantes irão descobrir um pouco do concelho de Proença-a-Nova, com passagem pela praia fluvial do Malhadal onde farão o trilho de praia acompanhados pelo Centro Ciência Viva da Floresta e farão canoagem.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
8405
Ontem
12678
Este mês
237588
Total
27778805
Visitantes Online
48