Imprimir

O concelho da Sertã é hoje, 14 de setembro, o anfitrião das celebrações do Dia Diocesano da Mensagem de Fátima.

Este ano subordinado ao tema “À descoberta de Francisco contemplativo e consolador de Deus”, que pretende dar a perceber “a espiritualidade de S. Francisco Marto no ser consolador de Deus” e perceber “o sentido que ele tinha de estar na intimidade com Jesus”, introduziu Alfredo Bernardo Serra, da organização da iniciativa, no momento inicial dos trabalhos.
Este é assim um dia em que a assembleia se reúne, em comunhão e partilha de fé, para “difundir, interiorizar e conhecer um pouco mais e melhor a mensagem de Fátima em todo o seu esplendor”, acrescentou.
E esta é “uma mensagem de evangelização” que transmite a cada um vários valores, como disse o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, enumerando o “apelo à conversão, a penitência, a oração, o pensar nos outros, a solidariedade e a paz”.

O Bispo refletiu assim com a comunidade sobre Francisco e chamou a atenção para “a impressão que lhe causou, (Francisco) a mensagem de Fátima - a mensagem da Senhora - e como ele assumiu as dimensões da mesma, com uma capacidade e adesão extraordinárias, e assim é um exemplo para adultos e crianças”. Além disso, “interpela-nos sobre o gosto por estar diante de Jesus sacramentado e sobre o sentido dos outros”, exemplificou.
Neste dia as crianças e os jovens terão um programa próprio, ao jeito dos pastorinhos com o “Amigo Escondido” e na contemplação da Eucarístia. Envolver as crianças é sempre uma “alegria”, principalmente no sentido da evangelização, acrescentou ainda D. Antonino Dias, desejando que “as comunidades cristãs desenvolvam este sentido de evangelização nas crianças porque há uma idade para tudo”, logo “para se sentirem tocadas. Nesse tempo de criança e adolescente, quando percebem o que está em causa, aderem com entusiasmo, alegria e esperança”, sustentou D. Antonino.
Este ano assinala-se o centenário da morte de São Francisco Marto. Para o ano este dia será comemorado na cidade de Castelo Branco.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
454
Ontem
8381
Este mês
199412
Total
27401890
Visitantes Online
11