Imprimir

Deflagrou pelas 14:50 de hoje, 13 de setembro, um incêndio em Marmeleiro, concelho da Sertã. Quase desde o início do sinistro que a Rádio Condestável está a acompanhar em direto a situação com apontamentos de reportagem, pelo que, nenhuma atualização na nossa página será tão rápida quanto as nossas intervenções a partir do local. Assim sendo, aconselhamos que acompanhe as nossas emissões em 91.3-97.5-107.0 MHz ou em www.radiocondestavel.pt  .

Atualizada às 18:00 – Os feridos que deram entrada no Centro de Saúde da Sertã são bombeiros. Serão cinco ou seis operacionais dascorporações de Castelo Branco e da Sertã , confirmou uma fonte contactada pela Rádio Condestável (RC). Desconhece-se a gravidade dos ferimentos. A RC sabe também que a equipe médica, de enfermagem e auxiliar foi reforçada para fazer face a esta situação que continua complicada na zona da Cumeada com as chamas a causar preocupações junto à serração da Pinhoser. O vento forte está a dificultar o combate às chamas que continuam a consumir povoamento florestal em várias direções. A EN2 continua cortada, Pelo menos uma casa devoluta já ardeu, verificou a reportagem da Condestável.

No local estão 344 operacionais apoiados por 96 viaturas e oito meios aéreos.

Atualizada às 17:25 – Deram entrada no Centro de Saúde da Sertã quatro feridos, um deles com gravidade, apurou a Rádio Condestável junto de uma fonte do Centro de Saúde. Desconhece-se por enquanto se serão bombeiros ou civis.
As chamas consomem floresta na zona da Cumeada, sendo que algumas casas devolutas já foram consumidas pelo fogo.
No local estão 275 operacionais, apoiados por 72 viaturas e sete meios aéreos.


Atualizada às 17:00 -
Há alguns quintais a arder dentro da localidade de Cumeada e duas projeções que se dirigem para Cardiga Cimeira e Albergaria. Arde igualmente ao lado das bombas de combustível da Repsol, na Cumeada. Como a Rádio Condestável testemunhou no local,cerca das 17:10, a situação está difícil e os operacionais não conseguem acorrer a todos os locais.

Atualizada às 16:45 – A EN2 está cortada ao trânsito, nos dois sentidos, na zona da Cumeada. As chamas estão a aproximar-se da serração de madeira Pinhoser. Continuam a ser mobilizados meios para o local onde combatem as chamas 217 operacionais apoiados por 54 viaturas e seis meios aéreos.
No local está também a máquina de rastos da Câmara Municipal da Sertã.

Atualizada às 15:55 - A esta hora a situação complicou-se ligeiramente, como se verifica na foto ao lado. 
Por causa do vento a situação varia entre o calmo e o mais complicado, como observa a reportagem da Rádio Condestável que está a acompanhar esta ocorrência em direto.

As chamas consomem floresta e estão a tomar a direção da Cortiçada. No local estão, segundo a Proteção Civil, estão 216 operacionais, apoiados por 51 viaturas e oito meios aéreos.

Atualizada às 15:35 - Neste momento, e como a Rádio Condestável testemunhou no local, a situação está a evoluir favoravelmente, muito porque as chamas consomem uma área que já foi devastada pelos incêndios há alguns anos e os caminhos abertos na altura estão agora a facilitar o avanço dos meios no terreno.
Foram já mobilizados para o local, segundo a página da internet da Proteção Civil, 207 operacionais, 47 veículos e sete meios aéreos.

Notícia inicial - As chamas estão a consumir povoamento florestal e estão a ser mobilizados meios para o local para o combate às chamas.
De acordo com a página da internet da Proteção Civil, estão já mobilizados 163 operacionais, 37 meios terrestres e seis meios aéreos.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4976
Ontem
14044
Este mês
251016
Total
27453494
Visitantes Online
13