Imprimir

Somaram-se mais três ontem à noite… Na última noite foram destruídos quatro ninhos de vespa asiática no território da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

O primeiro foi aquele que estava na zona urbana da vila de Cernache do Bonjardim, na antiga Escola Primária. A cerca de 25 metros de altura, Ricardo Sequeira repetiu o gesto e incendiou o ninho num “trabalho perfeito”, definiu António Lopes, apicultor que acompanhou esta destruição do início ao fim. Mas “isto é uma gota de água no oceano. Já há para aí centenas e centenas deles”, disse, ciente de que “se não colocarem mão nisto, para o ano nem abelhas, nem mel”. António tenta combater esta invasora como pode e “só hoje (11 de setembro), em meia hora que estive ao pé das colmeias, matei mais de meia centena, mas matava duas ou três, apareciam quatro ou cinco”, descreveu, preocupado com este proliferar do inseto. “No ano passado cheguei a ter 60 a 70 colmeias, fiquei com 12 e este ano vai pelo mesmo caminho”, vincou.

Habituado a fazer este trabalho de destruição, Ricardo Sequeira acredita que este ninho tinha no máximo 3 a 4 meses e, dada a sua dimensão, já com uma considerável comunidade. Depois deste, seguiram-se mais três. Foram assim aproveitadas "as forças, o carro dos bombeiros e a noite fresca”. Uma vez mais deixou o conselho a quem avistar um ninho, que entre em contacto com a câmara municipal ou com a GNR.
Uma vez que os bombeiros de Cernache não possuem autoescada e a dos bombeiros da Sertã está avariada, foi solicitado aos bombeiros de Proença-a-Nova que apoiassem neste serviço com esse equipamento. No local estiveram também os voluntários de Cernache do Bonjardim, com cinco operacionais e uma viatura.
Entretanto no decorrer de outra destruição, em Matos do Pampilhal, um bombeiro foi picado por uma vespa, tendo sido transportado para o Centro de Saúde da Sertã.


CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2336
Ontem
14317
Este mês
192913
Total
27395390
Visitantes Online
28