Imprimir

Para celebrar a Cultura Pastoril das gentes da Beira Baixa, vai ter lugar de 20 a 22 de setembro, a iniciativa “Tempo de Pastores”, a qual prevê diversas atividades artísticas, culturais e lúdicas, que vão dos concertos às animações, das palestras às exposições, sem esquecer a folia e a gastronomia pastoril.

Deste modo, nas referidas datas o atelier Túlio Vitorino, recebe uma festa dedicada aos pastores e à Cultura Pastoril da Beira Baixa. O evento é uma produção da Destarte Cooperativa, em parceria com o Município da Sertã. De assinalar ainda que o evento “Tempo de Pastores” integra a programação das “Jornadas Europeias da Cultura” e foi classificado como “EcoEvento” pela Valnor.
De acordo com o programa, no espaço do jardim do Atelier Túlio Vitorino serão apresentados dois concertos musicais distintos, ambos alusivos à música tradicional, pela banda “Cantos da Terra Lusa”, um projeto musical de formação aberta com participações de diversos músicos convidados. O concerto “Sons da Pastorícia” terá a direção musical do músico João Paulo Leitão e o concerto “Modas do labor, da Fé e do Lazer”, terá a direção musical do cantautor Miguel Calhaz, ambos com ligações à Beira Interior e à região da Sertã. Não esquecendo a música popular regional, terão também lugar concertos dos “Cavaquinhos do Clube da Sertã”, do “Grupo de Animação Seca Adegas” e do “Grupo de Adufes de Penha Garcia”, entre outros músicos convidados, que re-interpretarão temas da música popular tradicional.
Estará também patente ao público, no espaço do Atelier Túlio Vitorino, uma exposição dedicada à Cultura Pastoril da região, subdividida em duas áreas: “Artefactos do Pastor” e “Instrumentos Musicais Tradicionais”. A exposição de artefactos pastoris é composta por um acervo de utensílios e objetos esculpidos por pastores que lhes impuseram a sua marca estética. A pureza e a simplicidade dos objetos expostos transporta o visitante a esse universo próximo e distante que foi “Tempo de Pastores”. A exposição foi construída a partir do espólio de diversos colecionadores privados e tem a curadoria de José Magalhães e Maria Sá Pereira Capelo.
Entre os oradores convidados para proferir as palestras estão três investigadores da cultura pastoril regional, que têm produzido estudos sobre o tema sob diferentes perspetivas, como sendo Manuel Lopes Marcelo, Eddy Chambino e Maria Sá Pereira Capelo. Também a presença do pastoril na literatura portuguesa, será o tema a tratar numa palestra de Elisabeth Morão.
Na área da animação está prevista a apresentação de um filme documental dedicado aos pastores, com apresentação de Eddy Chambino, e uma conversa aberta acerca do tema pastoril. A animação musical no recinto e na vila estará a cargo de um grupo de músicos que farão relembrar os temas da música popular tradicional e das tertúlias pastoris.
“Serão três dias a festejar a cultura que emana do modo de vida ancestral das gentes da região do centro interior, para a celebrar em todas as suas vertentes. Dada a diversidade do programa, os visitantes poderão desfrutar de diferentes atividades e momentos artísticos e culturais, entre o popular e o erudito”, descreve uma nota enviada à comunicação social.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
8696
Ontem
16781
Este mês
249445
Total
27061466
Visitantes Online
6