Imprimir

O Ministro-adjunto e da Economia reuniu esta quarta-feira, 4 de setembro em Proença-a-Nova com os autarcas dos municípios que fazem parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior.

Pedro Siza Vieira fez o balanço do programa onde, das “55 medidas previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), cerca de 50 estão executadas ou em concretização”, disse, acrescentando que, “numa primeira fase a prioridade foi a reposição da atividade económica nestes territórios”. O Ministro deu conta do que aconteceu no âmbito do programa ATRAIR que “atraiu cerca de 90 milhões de euros para estes territórios em novos investimentos, diversificando a base económica e tornando-a mais robusta”, notou.
Pedro Siza Vieira realçou que outro dos objetivos do PRPI é “melhorar a resiliência do território e diversificar a atividade florestal”. O caminho “é recente para inverter um problema de décadas, mas está a ser feito”, disse, acreditando que “os passos que foram dados são importantes e sólidos”.
Neste âmbito realçou que recentemente o Governo aprovou o regime do cadastro simplificado que foi generalizado a todo o país, a revisão do regime das terras sem dono conhecido e algumas medidas de estruturação fundiária e de apoio ao emparcelamento da propriedade.

Adiantou ainda que “continuamos a melhorar o sistema de prevenção e supressão de fogos rurais para que o risco do investimento na atividade florestal seja mais atrativo” pois atualmente o que desencoraja o investimento na floresta é, não apenas a fragmentação da propriedade, mas também a “perceção de que o risco de que o investimento se possa perder devido a um fogo florestal é muito elevado", explicou, garantindo uma vez mais que o “caminho está em curso”.
Antes de Proença-a-Nova, Siza Vieira já tinha estado em Castelo Branco onde reuniu a Comissão de Captação de Investimento para o Interior, comissão que engloba um conjunto de entidades da Administração Pública, analisa o trabalho que está a ser desenvolvido, quer ao nível de promoção externa e interna do interior, quer ao nível do trabalho para melhorar as condições de atração destes territórios. Segundo o governante serviu para afinar os instrumentos de apoio ao investimento no interior e “fizemos progressos importantes”, principalmente “nos últimos avisos dedicados ao apoio no investimento empresarial no interior” em que as respostas “foram superiores às nossas expetativas”, afiançou.
Depois de visitar as empresas Outsystems, Babel e Procerâmica, o Ministro reuniu com um considerável número de empresários do concelho de Proença-a-Nova.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6275
Ontem
28494
Este mês
311118
Total
27852335
Visitantes Online
19