Imprimir

A Feira do Pinhal em Oleiros recebeu este fim-de-semana a apresentação de dois livros sobre culinária, coordenados por João Carrega e com alguns textos do também jornalista José Júlio Cruz e da docente Florinda Baptista. “Receitas das Avós” e “Receitas dos Avôs e daqueles que não o são”, são para o autor, mais do que um conjunto de receitas tradicionais, o realçar acima de tudo dos afetos em redor de um prato de comida. “Estes livros visam ser um contributo também para a preservação do património gastronómico do distrito e do país”, disse, atestando que no livro das avós “homenageamos as que estão no livro e com elas todas as avós. Todos nós temos um prato, uma sopa, seja o que for, que nos faz lembrar as nossas avós e no fundo é isso que queremos retratar”. 

Sobre a obra “Receitas dos Avôs e daqueles que não o são”, João Carrega definiu-o como um livro mais masculino, explicando que “ali aparecem homens que sendo avôs ou não, gostam de cozinhar, gostam de boas petiscadas. É no fundo esse património rico que pretendemos preservar já que tem muitas raízes das nossas aldeias”, dando assim um contributo para a história da gastronomia.
O autor contou que não foi fácil encontrar avós disponíveis para disponibilizar as suas receitas, até porque não se achavam grandes chefs de cozinha, e nem era isso que se pretendia, “não fomos ver quem é que cozinhava bem ou mal, fomos tentar perceber aquilo que as pessoas tinham para dar e aquilo que era a cozinha das suas casas, independentemente do prato fosse, muito do que interessava eram as relações humanas em redor da comida e as histórias que em si encerram”.
Entre essas relações humanas, João Carrega lembra como uma avó centenária lhe passou uma das suas receitas, “tinha 103 anos e era perfeitamente lúcida. Ensinou-nos a fazer o caldo verde feito outrora na sua aldeia do Perdigão e fizemos o caldo verde seguindo à risca os seus ensinamentos”, acrescentando que “são todos estes ensinamentos e esta riqueza que se pode encontrar nas páginas destes dois livros”.
Do autor fica a vontade de continuar a editar mais receitas “com avós e avôs que não apareceram agora, provavelmente lá para o natal”.
As duas obras integraram recentemente o leque de obras de gastronomia editadas em Portugal admitidas ao Concurso Portugal CookBook Fair 2019,podendo ser adquiridos, entre outros locais, na plataforma online da editora RVJ em www.ensino.eu.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1940
Ontem
10040
Este mês
213791
Total
26643463
Visitantes Online
26