Imprimir

A pequena aldeia do Vale do Souto, na freguesia de Mosteiro, no concelho de Oleiros, continua há 19 anos, por esta altura do ano, a ser a capital do harmónio e da concertina, como afirmou na abertura de mais um festival, o presidente da Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO), José Rodrigues. É esta coletividade que organiza a iniciativa e apesar das dificuldades querem continuar, pois “cada vez as pessoas são menos na organização mas vamos ver se continuamos a fazer este grande festival, por isso contamos também com a vossa presença”, disse.
Fernando Alves, presidente da junta de freguesia do Mosteiro, sabe bem do esforço que é por de pé um festival destes numa freguesia como aquela onde as forças vão começando a faltar, “se não for com o apoio e empenho de todos não se consegue levar avante estes eventos”, refere.
O autarca reconhece também o esforço da ARCVASO em manter esta iniciativa, trazendo assim alguma dinâmica à aldeia, ao mesmo tempo que ajuda a manter uma tradição que “urge não deixar perder, seja no folclore, na música das concertinas do harmónio e dos cantares ao desafio”.
Fernando Jorge, presidente da câmara de Oleiros socorrendo-se de um provérbio israelita defendeu que “tradição é tradição e a tradição tem muita força, por isso não se pode perder. Se não fossem estas iniciativas os nossos fins-de-semana e os nossos dias eram muito mais tristes”, afirmou.
João Fernandes é um dos que ainda guarda a arte de tocar harmónio e ali estava mais uma vez para mostrar essa arte, pois “hoje a malta jovem já não quer saber deste instrumento que apesar de não ser difícil de tocar, é pobre em música e quem não tocar alguma coisa de jeito não tem graça nenhuma”. 
O Harmovaso contou com a participação de mais de meia centena de tocadores e com os apoios do Município de Oleiros e da freguesia de Mosteiro.

 

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
276
Ontem
16144
Este mês
76952
Total
28052338
Visitantes Online
29